Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Twitter ultrapassa 500 milhões de utilizadores, crescimento mais rápido é no Brasil

por A-24, em 02.08.12
A capital da Indonésia, Jacarta, é a cidade com maior número de mensagens publicadas através do Twitter, a rede demicroblogging que ultrapassou a fasquia dos 500 milhões de utilizadores, de acordo com um recente estudo da Semiocast, uma empresa francesa especializada em social media.
A capital da Indonésia está em primeiro lugar, seguida de perto por Tóquio. Londres fica em terceiro lugar. O top 5 fica completo com as cidades de São Paulo (4.º) e Nova Iorque (5.º).
No top 20 não aparece nenhuma cidade portuguesa. Madrid surge na 15.ª posição e o Rio de Janeiro na 16.ª.
A Semiocast concluiu igualmente, através deste estudo que, em seis meses, o número de utilizadores do Twitter aumentou em 50% e que a popularidade desta plataforma no Mundo Árabe tem aumentado exponencialmente desde a Primavera Árabe. Riad, por exemplo - capital da Arábia Saudita - ficou na décima posição neste ranking das cidades que mais usam o Twitter. Sabe-se igualmente que o número de utilizadores registados neste reino aumentou mais de 93% nos últimos seis meses, sendo agora usado por 2,9 milhões de utilizadores.
O árabe é já a sexta língua mais popular no Twitter, usada em 2,8% de todos os tweetspublicados.
Apesar de tudo, os EUA - que têm seis cidades no top 20 - permanecem, segundo o mesmo estudo, o país líder em termos globais no uso desta ferramenta social, com 141,8 milhões de contas activas, o que equivale a 27,4% da quota mundial de utilizadores. Em Junho de 2012, os EUA foram responsáveis pela publicação de 25,8% de todos os tweets que circulam publicamente pela rede social.
Porém, apesar de os EUA se manterem na liderança, é no Brasil onde se registam as maiores taxas de crescimento: o número de utilizadores do Twitter aumentou de 33,3 milhões para 41,2 milhões entre Janeiro e Julho deste ano. Os brasileiros representam agora uma quota de 8% de todas as contas Twitter, roubando o segundo lugar ao Japão, que agora está em terceiro lugar. O Reino Unido e a Indonésia são, respectivamente, o quarto e o quinto países onde há mais contas de Twitter. Índia, México, Canadá, Espanha e Filipinas completam, por esta ordem, o top 10 deste ranking.