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A-24

Terceiro Mundo: O sistema de castas na Índia VII

por A-24, em 08.08.13
Para identificar ativistas políticos em comunidades intocáveis, Macwan aplica um teste simples: “Procuro detectar raiva”. O que desencadeia o ódio em geral é um ato de violência testemunhado ou sofrido. Em anos recentes, os casos informados de violência contra intocáveis aumentaram de 20% a 30% em estados como Bihar e Tamil Nadu. Os ativistas interpretam o novo surto de violência como resposta direta à nova postura resoluta dos intocáveis. Também afirmam que os números oficiais não representam o verdadeiro grau de violência, pois apenas pequena fração dos crimes contra intocáveis é informada – e raros são investigados pela polícia.


Há raiva, combinada a medo e desamparo, no rosto das vítimas de crimes que encontro. Em um galpão agrícola no Rajastão, onde está escondido com sua família, Laxman Singh conta que uma noite amigos e parentes do presidente do conselho comunitário o espancaram com hastes de ferro e pedras e “foram embora pensando que eu tinha morrido”. Ele perdeu as duas pernas com gangrena depois de ter passado três dias deitado no chão do hospital, sem tratamento. Seu crime: ter dado queixa à polícia por não ter sido pago pelo trabalho de pedreiro que fizera na casa do presidente do conselho. “Meus atacantes estão a minha procura”, declara. “Sabem o que eu diria contra eles no tribunal.”
Alguns dos piores crimes de casta acontecem em Bihar, estado pobre e anárquico fronteiriço com o Nepal. Nos últimos 30 anos, como parte de uma luta pela reforma agrária liderado por militantes conhecidos como naxalitas, os intocáveis vêm combatendo violência com violência, usando armas de fogo para atacar donos de terras de castas superiores. Milícias particulares dessas castas surgiram para retaliar.
Em seu estúdio em Patna, capital de Bihar, o fotógrafo Krishna Murari Kishan me mostra seu arquivo: imagens medonhas de intocáveis mortos, mulheres e crianças queimadas vivas dentro de suas casas. “Toda semana há uma ou duas mortes”, comenta Kishan. “Mas isso é muito pouco para que eu vá até lá documentar. Os editores só me mandam em massacres.”
Escondendo um revólver sob o banco do carro, Kishan me leva à zona rural para conhecer o quartel-general da milícia mais destacada, os Ranvir Sena, envolvidos em mais de 500 mortes de intocáveis. Um chefe da milícia – um brâmane – concorda em falar, anonimamente, em uma aldeia que chamam de “fortaleza”, devido a seu estoque de armas. Ele afirma que os intocáveis estão obtendo direitos demais e que seu grupo está se defendendo. “Se formos provocados, mataremos”, diz. “Para cada um dos nossos que for morto, mataremos dez intocáveis.” Muitos dos mortos são mulheres e crianças, argumento. Por que alvejar inocentes? Ele dá de ombros. “Ficam na linha de fogo.”
"Eu procuro raiva”, diz Martin Macwan. E os intocáveis mais irados, afirmam os ativistas, são mulheres. Elas vêem o marido abandonar a família em busca de trabalho nas cidades. Vêem que os homens que ficam se sentem deprimidos e derrotados. Hoje, um número cada vez maior de mulheres julga que cabe a elas defender a família.
Uma irada voz feminina vem de Uttar Pradesh, o mais populoso estado indiano. Um dia, vi Mayawati, ex-professora de 46 anos, da casta de intocáveis chamar, trabalhadores de curtume, discursar em um comício em Lucknow, capital do estado. Milhares de pessoas apinhavam-se no terreno da escola para ouvi-la criticar o legado de Manu e jurar que levará à Justiça quem perpetrar crimes de casta.
Mayawati é líder, em seu estado, do partido Bahujan Samaj, uma organização política do eleitorado intocável da Índia setentrional. Ela foi por duas vezes nomeada ministra-chefe de seu estado – a primeira mulher intocável a ter esse cargo – e também por duas vezes deposta, meses depois, quando o partido de coalizão, dominado por brâmanes, retirou seu apoio.
Semanas depois do comício, Mayawati é mais uma vez nomeada ministra-chefe – e o partido de coalizão é novamente a organização de casta superior que ela censurara em seu discurso. Em um ajuste típico das oportunistas negociações da política indiana, o partido das castas inferiores juntou-se ao das superiores para refrear a crescente influência do partido dos sudras, grupo dos trabalhadores agrícolas, o nível logo acima dos intocáveis. “É como na Segunda Guerra, quando os Estados Unidos se aliaram aos soviéticos”, diz Chandra Bhan Prasad, colunista de jornal intocável.

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