Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Sugestão literária: Gulag: Uma história

por A-24, em 18.02.13
Uma obra essencial na área da História do século XX, o relato mais avalizado e abrangente deste mal soviético alguma vez publicado por um escritor ocidental. Prémio Pulitzer de 2004 na categoria de não-ficção.
O Gulag - o vasto conjunto de campos de concentração soviéticos - foi um sistema de repressão e castigo cujo mal racionalizado e cuja desumanidade institucionalizada só foram igualados pelo Holocausto.

Imediatamente reconhecido como uma obra essencial na área da História do século XX, Gulag : Uma história é uma contribuição indelével para a complexa, permanente e necessária busca da verdade.

Gulag: uma história é o relato das origens e desenvolvimento dos campos de concentração soviéticos, de Lenine a Gorbachev. Baseado em arquivos, entrevistas e novas pesquisas, este livro explica o papel que estes campos tiveram nos sistemas político e económico soviéticos e por que razão permaneceram apagados na memória da antiga união Soviética e do Ocidente. O sistema de campos de concentração soviéticos – Gulag – foi criado em 1918 após a revolução russa. Em 1929, Estaline expandiu este sistema com o objectivo de usar o trabalho forçado para acelerar a industrialização soviética. O Gulag acabou por tornar-se um país dentro de um país, com leis, costumes, literatura, folclore, gíria e moral próprios. Traduzido em mais de doze línguas, Gulag: uma história ganhou o Prémio Pulitzer de 2004 na categoria de não-ficção e o Duff-Cooper Prize britânico. Foi um dos finalistas nomeados para o National Book Award, o National Book Critics Circle Award, o LA Times Books Award e o Samuel Johnson Prize.
"O relato mais avalizado e abrangente deste mal soviético alguma vez publicado por um escritor ocidental coloca o Gulag no seu terrível lugar de direito."

Newsweek

Prémio Pulitzer 2004

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.