Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Sobre Slaven Bilic

por A-24, em 16.07.12

Slaven Bilic nasceu no ano de 1968 na cidade de Split, quando esta fazia ainda parte da antiga Jugoslávia. Cidade marcante na sua carreira de jogador/treinador, já que foi no Hajduk, clube local, que iniciou e terminou a sua carreira de futebolista, bem como deu os primeiros passos como técnico principal. Nos tempos de futebolista, teve uma carreira mediana, com destaque para as passagens pelo Kalsruher, West Ham e Everton. O momento alto aconteceu quando integrou a super selecção croata que terminou o Mundial de França em 1998 na terceira posição, jogando ao lado de Boban, Mario Stanic, Suker, ou do craque Prosinecki. Actuava na zona central da defesa, onde do alto dos seus 1.89metros era uma voz de comando. Porém, é como técnico principal que Bilic tem assumido protagonismo, bem como demonstrado qualidade. Seleccionador croata desde 2006, levou a sua selecção a uma brilhante fase de grupos no Euro 2008 (vitória nos 3 jogos, sendo posteriormente derrotada nos quartos de final pela Turquia). Após falhar a qualificação para o Mundial da África do Sul, voltou de novo a conquistar adeptos após a campanha no Euro 2012 (aquele jogo com a Espanha mostrou que os croatas poderiam perfeitamente ter ultrapassado a fase de grupos). Por vezes polémico, com um estilo atípico para um treinador, um pouco à imagem de um "bad boy" (usa brinco, e ainda no último europeu combinou o fato habitual com um gorro), Bilic é uma figura maior do que qualquer jogador actual, a maior imagem de um país com poucos anos de história, mas recheado de talento no que ao futebol diz respeito.
Guitarrista, formado em Direito, desde 2008 embaixador da UNICEF, em reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido em favor dos direitos das crianças, Slaven Bilic é muito mais que um simples treinador de futebol. É uma imagem de marca, alguém que jogo após jogo vibrava como um verdadeiro adepto com os sucessos da sua "Hrvatska", um homem que conquistou o respeito de todos os apaixonados pelo futebol.
Assumiu recentemente o comando técnico da Lokomotiv de Moscovo...os grandes palcos, mais propriamente a Liga dos Campeões, são o seu lugar. Qual a opinião do leitor em relação a Slaven Bilic? Estamos perante um treinador de topo? Irá a selecção croata sentir a sua ausência? Até onde poderá chegar no Lokomotiv de Moscovo?


A. Carvalho para o Visão de Mercado