Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Samoa salta a sexta-feira e passa de 29 para 31 de dezembro

por A-24, em 30.12.11
O atual fuso horário nas ilhas Samoa foi acordado em 1892. Na altura, a medida foi tomada para acertar o relógio com a Califórnia, na tentativa de favorecer as relações comerciais com os EUA.
Agora, ao suprimir um dia, as ilhas Samoa passarão a estar num fuso horário semelhante ao da Nova Zelândia e Austrália. Até agora, segundo o presidente samoano, o país estaria em desvantagem em relação à Austrália e Nova Zelândia: "Ao fazer negócios com os dois países perdíamos dois dias úteis por semana".
As ilhas Samoa, que estão bastante perto da linha internacional de data, adiantam-se assim um dia e passam a estar três horas à frente Austrália e uma da Nova Zelândia.
A notícia foi dada pelo primeiro-ministro samoano, Tuilaepa Sailele Malielegaoi, e já está a gerar polémica, sobretudo entre os samoanos com negócios no ramo da hotelaria. Até agora, Samoa era o último país a ver o sol a pôr-se e passará, doravante, a ser o primeiro a ver a luz do dia. Esta mudança poderá implicar uma redução da atividade turística.
Ainda assim, alguns comerciantes samoanos olham com agrado para esta medida, salientando a sua importância para os negócios com os parceiros comerciais.
Visão

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.