Rosa Parks, 1.ª afro-americana com estátua no congresso
por A-24, em 15.02.13
Rosa Parks, a mulher que esteve na origem do fim das leis de segregação racial nos Estados Unidos, vai ser a partir de 27 de fevereiro a primeira afro-americana a ter uma estátua no congresso norte-americano.Os líderes dos dois partidos do Congresso anunciaram hoje que a estátua vai ser inaugurada no final do mês, numa cerimónia que vai decorrer na Salão Nacional das Estátuas do Capitólio.
A 01 de dezembro de 2005, o então presidente George W. Bush assinou uma lei a instar o Congresso a erigir uma estátua de Rosa Parks.
Rosa Parks, uma costureira de 42 anos, questionou a 05 de dezembro de 1955 num autocarro em Montgomery (Estado de Alabama), a diferenciação de lugares para brancos e negros definidos depois da guerra civil de 1861-1865.
Quando um homem branco disse a Rosa Parks para abandonar o assento onde estava, a mulher recusou e acabou presa e multada em 14 dólares.
A sua prisão originou um boicote de 381 dias do sistema de transporte público organizado por um ainda pouco conhecido pastor batista, Martin Luther King, que viria a ganhar o Prémio Nobel da Paz em 1964.Rosa Parks morreu em 2005, por causas naturais, aos 100 anos.
Helena Matos no Blasfémias
Rosa Parks, 1.ª afro-americana com estátua no congresso Esta mania de usar afro-americano para designar os negros e mulatos é uma mania da moda, inquisitorial como boa parte das manias da moda e desrazoada como só as modas conseguem ser. Não conheço a vida de Rosa Parks muito bem mas tanto quanto sei nasceu nos EUA filha de pais e neta de avós que nasceram nos EUA. Entre os seus antepassados contavam-se africanos, europeus e, segundo algumas biografias, indianos ou para outros índios cherokees/creek . Donde Rosa Parks tal como a esmagadora maioria dos negros e mulatos norte-americanos não terem nada a ver com África. Esta mania de designar como afro-americano os negros é uma das coisas que vai gerar teses indignadas dentro de alguns anos nos mesmos activistas que agora fulminam quem não usa esta terminologia.