Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

(Reino Unido) Boris Johnson reeleito presidente da Câmara de Londres

por A-24, em 06.05.12
O conservador Boris Johnson foi reeleito para a presidência da Câmara de Londres, cumprindo novo mandato de quatro anos, a três meses dos Jogos Olímpicos, na capital inglesa entre 27 de julho e 12 de agosto.
O candidato do Partido Conservador Boris Johnson foi reeleito presidente da Câmara de Londres, vencendo por uma pequena margem o rival do partido Trabalhista e invertendo o cenário geral das eleições locais britânicas.
No discurso da derrota por 65.538 votos, Ken Livingstone pediu desculpa pelo resultado e anunciou que esta seria a última vez que se candidataria ao lugar que ocupou durante dois mandatos, até ser vencido em 2008.
Apesar de Johnson ter estado sempre à frente, o resultado, anunciado ao final da noite, só foi apurado após na segunda contagem dos boletins, já que nenhum dos sete candidatos conseguiu maioria na primeira volta.
As eleições em Londres usam um sistema de primeira e segunda preferência, em que os eleitores escolhem um candidato favorito e outro como segunda escolha, de forma a assegurar que o eleito obtém o apoio da maioria dos londrinos.
Na segunda contagem, os boletins dos candidatos eliminados são retirados e são somados os votos de segunda escolha atribuídos aos dois finalistas, mas nem assim Livingstone conseguiu recuperar da desvantagem.

Viragem a favor dos trabalhistas


A vitória de Johnson representa uma boa notícia num mau dia para o partido Conservador, castigado nas eleições locais de quinta-feira, cujos resultados, só hoje finalizados, refletiram uma viragem a favor da maior força da oposição, o partido  Trabalhista.
A nível nacional, o "Labour" elegeu 2.158 representantes, mais 823 do que em 2008.
Pelo contrário, o partido Conservador só conquistou 1.005 assentos, perdendo 405 face aos resultados de há quatro anos, e aos Liberais Democratas restam 431 eleitos, menos 336 do que em 2008.
No total, realizaram-se eleições em 128 autoridades locais em Inglaterra, 21 no País de Gales e 32 na Escócia.