Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Radicais islâmicos continuam em fúria por causa do filme "muslim Innocence"

por A-24, em 13.09.12
Depois de Bengasi (Líbia) e do Cairo (Egipto), a violência junto a embaixadas norte-americanas alastrou-se nesta quinta-feira a Sanaa, no Iémen. Os manifestantes protestam contra um filme considerado ofensivo para o islão. 
Milhares de pessoas tomaram de assalto, esta manhã, o complexo da embaixada dos Estados Unidos em Sanaa e deitaram fogo a viaturas de diplomatas. A polícia utilizou canhões de água e fez disparos para o ar a fim de dispersar os manifestantes, incluindo aqueles que já tinham entrado no recinto da representação diplomática.
O correspondente da agência de notícias AFP, no local, viu dois manifestantes feridos durante os confrontos com a polícia e fumo a sair do complexo.
Na Líbia, o ataque de terça-feira ao consulado norte-americano em Bengasi fez quatro mortos, entre eles o embaixador Christopher Stevens. No Cairo, Egipto, os confrontos de hoje em frente à embaixada dos Estados Unidos fizeram, pelo menos, 13 feridos.
Nesta quinta-feira, o Presidente norte-americano, Barack Obama, apelou aos líderes do Egipto para que cumpram os seus compromissos em matéria de protecção das representações diplomáticas dos Estados Unidos e dos seus funcionários. Além disso, contactou também os líderes da Líbia para levar à Justiça os responsáveis pelo ataque ao consulado norte-americano em Bengasi.

EUA enviam navios de guerra para a Líbia
Os EUA enviaram dois navios de guerra em direcção à costa da Líbia, noticiou a agência Associated Press, citando fontes do Pentágono.
"Dois navios de guerra estão a aproximar-se da Líbia, mas simplesmente como uma medida preventiva", disse um alto responsável norte-americano citado pela agência de notícias AFP. Esta movimentação não implica uma operação militar iminente, garantiu. "Os militares americanos realizam, regularmente, medidas de precaução em determinadas situações. Isso não só é lógico em certas circunstâncias como é uma medida de prudência."
Nesta quarta-feira, os Estados Unidos anunciaram ainda o envio de uma equipa de 50Marines especializados na luta anti-terrorista para a Líbia. Além disso, o Presidente Barack Obama ordenou a revisão das medidas de segurança em todas as missões diplomáticas americanas. Um responsável americano precisou que os funcionários do consulado em Bengasi foram retirados do local e transferidos para a Alemanha.