Quase metade da população mundial viu o África do Sul 2010
por A-24, em 11.07.11
Os números foram apresentados pela FIFA e falam por eles próprios: a transmissão do Campeonato do Mundo de 2010 chegou a 3,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, um número que representa 46,4 por cento da população mundial.
Os 3,2 mil milhões atingidos pelo Mundial organizado pela África do Sul representam um aumento de oito por cento relativamente ao registo de 2006, quando a prova decorreu na Alemanha.
Tendo por base os telespectadores que assistiram a um mínimo de 20 minutos seguidos da cobertura televisiva, o Mundial 2010 chegou a quase um terço da população mundial (2,2 mil milhões, mais três por cento que em 2006), de acordo com os dados compilados pela KantarSport para a FIFA.
Sem surpresa, o encontro mais visto do Mundial 2010 foi a final entre Espanha e Holanda, que chegou a 619,7 milhões de espectadores – tendo por base aqueles que viram pelo menos 20 minutos consecutivos da transmissão. No entanto, este número sobe para 909,6 milhões de espectadores se se tiver em conta toda a gente que viu mais de um minuto, e supera os mil milhões se se incluírem os espectadores que assistiram ao jogo fora de casa.
A FIFA esclarece que os números anunciados não incluem as pessoas que viram os jogos fora de casa, nas áreas de adeptos ou outros recintos públicos como bares, restaurantes, hotéis ou também os espectadores das transmissões online ou móvel.
“Tendo em conta a fragmentação crescente da audiência, em que as pessoas têm cada vez mais escolha em termos de plataforma, local e hora da transmissão, estes resultados mostram que o Mundial continua um espectáculo atraente para espectadores em todo o mundo”, sublinhou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.
“O Mundial foi exibido em todos os países e territórios do planeta, com um nível sem precedentes de produção televisiva para servir ecrãs de todas as formas e feitios. Foi também o primeiro grande evento desportivo a ser distribuído globalmente para várias plataformas, nomeadamente televisão, rádio, dispositivos móveis, banda larga e ainda 3D”, acrescentou o mesmo responsável.
Ainda segundo a FIFA, vários recordes foram batidos, nomeadamente incluindo os anfitriões África do Sul e a Alemanha. O segundo jogo da selecção sul-africana no Mundial 2010, diante do Uruguai, atingiu uma audiência doméstica de 10,15 milhões, quebrando todos os recordes anteriores. A meia-final entre Alemanha e Espanha conquistou uma audiência média superior a 31 milhões de espectadores na Alemanha, naquela que foi a primeira vez na história da televisão alemã que uma única estação superou a barreira dos 30 milhões de espectadores.
Tendo por base os telespectadores que assistiram a um mínimo de 20 minutos seguidos da cobertura televisiva, o Mundial 2010 chegou a quase um terço da população mundial (2,2 mil milhões, mais três por cento que em 2006), de acordo com os dados compilados pela KantarSport para a FIFA.
Sem surpresa, o encontro mais visto do Mundial 2010 foi a final entre Espanha e Holanda, que chegou a 619,7 milhões de espectadores – tendo por base aqueles que viram pelo menos 20 minutos consecutivos da transmissão. No entanto, este número sobe para 909,6 milhões de espectadores se se tiver em conta toda a gente que viu mais de um minuto, e supera os mil milhões se se incluírem os espectadores que assistiram ao jogo fora de casa.
A FIFA esclarece que os números anunciados não incluem as pessoas que viram os jogos fora de casa, nas áreas de adeptos ou outros recintos públicos como bares, restaurantes, hotéis ou também os espectadores das transmissões online ou móvel.
“Tendo em conta a fragmentação crescente da audiência, em que as pessoas têm cada vez mais escolha em termos de plataforma, local e hora da transmissão, estes resultados mostram que o Mundial continua um espectáculo atraente para espectadores em todo o mundo”, sublinhou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.
“O Mundial foi exibido em todos os países e territórios do planeta, com um nível sem precedentes de produção televisiva para servir ecrãs de todas as formas e feitios. Foi também o primeiro grande evento desportivo a ser distribuído globalmente para várias plataformas, nomeadamente televisão, rádio, dispositivos móveis, banda larga e ainda 3D”, acrescentou o mesmo responsável.
Ainda segundo a FIFA, vários recordes foram batidos, nomeadamente incluindo os anfitriões África do Sul e a Alemanha. O segundo jogo da selecção sul-africana no Mundial 2010, diante do Uruguai, atingiu uma audiência doméstica de 10,15 milhões, quebrando todos os recordes anteriores. A meia-final entre Alemanha e Espanha conquistou uma audiência média superior a 31 milhões de espectadores na Alemanha, naquela que foi a primeira vez na história da televisão alemã que uma única estação superou a barreira dos 30 milhões de espectadores.