Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Pistorius vai competir nos Jogos Olímpicos e nos Paralímpicos

por A-24, em 07.07.12
 O corredor sul-africano Oscar Pistorius vai tornar-se no primeiro atleta duplo amputado a competir nos Jogos Olímpicos, depois de ter sido incluído na estafeta 4x400 metros da África do Sul que vai marcar presença em Londres 2012.
A chamada de Pistorius, que compete com duas próteses nas pernas semi-amputadas, à equipa da estafeta surge dias depois de o atleta, que soma vários títulos paralímpicos, ter falhado a qualificação olímpica para os 400 metros. No entanto, a inclusão de Pistorius na estafeta abriu caminho a que também lhe seja permitida a participação na prova individual de 400m em Londres. 

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Estarei em Londres para os Jogos Olímpicos e para os Paralímpicos. Obrigado a todos os que me ajudaram a tornar no atleta que sou hoje. Deus, família e amigos, os meus adversários e apoiantes. Todos deram uma ajuda”, escreveu Pistorius na sua conta oficial no tweeter. 

Conhecido como “Blade Runner”, Pistorius já fez parte da estafeta sul-africana que conquistou a medalha de prata nos Mundiais de atletismo disputado em 2011 na Coreia do Sul, apesar de não ter corrido a final. 

Oscar Pistorius, que sofreu a amputação de ambas as pernas aos 11 meses e que corre com umas próteses em fibra de carbono, viu o Comité Olímpico Internacional rejeitar a sua participação nos Jogos de 2008, alegadamente pelo facto de as suas próteses lhe conferirem vantagem sobre outros atletas. 

Depois de ter recorrido para o Tribunal Arbitral do Desporto, o atleta acabou por ser autorizado a participar, mas não conseguiu obter mínimos. 

Pistorius, de 25 anos, tem três títulos paralímpicos, e deverá também competir nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, nas provas de 100, 200 e 400 metros, bem como na estafeta dos 4x100 metros.