Parte da explicacao para o elevado desemprego em Portugal
por A-24, em 23.07.13
Numa lista publicada pela OCDE que inclui 34 países da OCDE e 9 países emergentes, Portugal ocupa o 4º lugar na lista de países que oferecem maior protecção contra o despedimento individual.
Qualquer relação laboral deverá ser sempre voluntária de ambas as partes para benefício mútuo. Da mesma forma como o casamento, a partir do momento em que uma das partes sente que a relação não lhe é benéfica deverá poder rescindir unilateralmente essa relação.
Em Portugal, o acordo é bastante assimétrico em favor do trabalhador. Este pode se despedir a qualquer altura sem qualquer justificação e sem pagar qualquer indemnização ao empregador.
Funcionando as barreiras à saída como barreiras à entrada, esta rigidez laboral explica em parte o nível de desemprego que existe em Portugal; da mesma forma que limita a mobilidade e o aumento de competitivdade das empresas.
Utilizando a via socialista para resolver o problema, proíbam-se os despedimentos e consagre-se na constituição o direito a um emprego vitalício, bem pago de preferência.
O Insurgente