Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Os jovens patriotas que “aprendem” a ser húngaros

por A-24, em 12.09.14
P3


Todos os anos chegam centenas ao acampamento militar de Verão em Mogyoród, na Hungria. São crianças e adolescentes, não têm mais de 15 anos. Uns vão atraídos pelos fascínio da vida militar, impregnados em espírito militarista omnipresente na sociedade, uma provável herança do passado imperial e das ocupações nazi e comunista. 


Outros são levados pelos pais, grande parte nacionalistas, numa espécie de ritual de passagem para um mundo adulto onde não há emoções, só rectidão e disciplina. Durante uma semana obedecem a ordens gritadas, vivem em tendas, passam noites sem dormir, só de guarda. Aprendem a usar velhinhas AK-47 (com pólvora seca), simulam estar sob o ataque de gases lacrimogéneos, ensinam-lhes noções sobre a Ordem e a Pátria. 


Neste projecto privado, são treinados por soldados experientes ainda no activo, num lugar onde "qualquer vulnerabilidade ou questionamento de ordens militares é pura e simplesmente ignorado, silenciado e internamente reprimido", refere o texto que acompanha este trabalho fotográfico do espanhol Oriol Segon Torra


"Os jovens soldados que já previamente sentiram o chamamento da Pátria viverão as actividades da semana imbuídos de ares épicos. Por outro lado, os protagonistas cépticos, cada vez mais dessensibilizados, mais obedientes, mais dóceis, terão sido transformados em disciplinados jovens patriotas da grande Hungria, que um dia voltará a ser o que foi no passado." Num país onde a extrema-direita tem vindo a ganhar fôlego, Oriol mostra-nos os seus "Young Patriots", um projecto que venceu o Exposure Award 2014 da plataforma See Me.


Durante as próximas semanas o P3 apresenta alguns dos projectos que fazem parte da 24.ª edição dosEncontros da Imagem. O evento, este ano dedicado ao tema "Fé e Esperança", decorre de 18 de Setembro a 31 de Outubro, em Braga.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.