Orçamento da União Europeia
por A-24, em 11.02.13
Após mais de 15 horas de negociação, os líderes da União Europeia chegaram hoje (8 de Fevereiro de 2013) a um acordo sobre o orçamento pluri-anual da União Europeia para 2014-2020 no valor de 960 mil milhões de euros, o que equivale a cerca de 1% do PIB da região. Este valor representa um decréscimo de cerca de 1,6% em relação ao orçamento pluri-anual anterior de 2007-2013 que teve um valor de 975 mil milhões de euros.
Este valor fica abaixo do valor de 1.033 mil milhões de euros propostos originalmente e distribuídos da forma descrita no gráfico abaixo.
O orçamento da União Europeia corresponde a um orçamento médio anual na ordem dos 137 mil milhões de euros anuais. Para colocar esse orçamento em perspectiva, o Orçamento de Estado Português para 2013 é de cerca de 78 mil milhões de euros.
Quando se fala em “solidariedade europeia” é preciso compreender que há países que são contribuidores e receptores líquidos do orçamento da União Europeia. A tabela abaixo, retirada daqui mostra os países que são contribuintes (a vermelho) ou receptores líquidos (a verde) relativamente ao orçamento da União Europeia em 2009:
Partilhando a análise da mesma fonte, pode-se verificar que os países contribuintes líquidos pagam desde 0,09% (Irlanda) até 0,53% (Dinamarca) do PIB e que os países receptores líquidos recebem desde 0,04% (Espanha) até 5,33% (Lituânia) do PIB.
- Os quatro maiores receptores em termos absolutos são a Polónia, a Grécia, a Hungria e Portugal.
- Os quatro maiores receptores per capita são o Luxemburgo, a Lituânia, a Estónia e a Grécia.
- Os quatro maiores receptores em proporção do PIB são a Lituânia, a Estónia, o Luxemburgo e a Hungria.
- Os quatro maiores contribuintes em termos absolutos são a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.
- Os quatro maiores contribuintes per capita são a Dinamarca, a Finlândia, a Alemanha e a Itália.
- Os quatro maiores contribuintes em proporção do PIB são a Dinamarca, a Itália, a Alemanha e a Finlândia.
Temos então que por ano Portugal recebe 2.087 milhões de euros ou seja 196,4 euros por habitante, enquanto que a Alemanha contribui com 8.797 milhões de euros ou o equivalente a 107,3 euros por habitante. Qual destes países é que acham que está sempre a reclamar por mais “solidariedade europeia”?
João Cortez in O Insurgente