Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

O que os portugueses (não) sabem sobre Israel

por A-24, em 22.03.13
O jogo de amanhã entre as seleções de Portugal e de Israel põe bem à vista o conhecimento que os portugueses têm acerca do Estado Judaico. Um dos principais motivos de exclamação é a hora do jogo (12:45), bizarra para a maioria dos portugueses, e que tem originado as mais descabeladas interpretações em váriosfóruns da especialidade:

- "Sou só eu que acho estranho a hora do jogo? Será que os judeus são assim tão agarrados ao dinheiro como se diz que até marcam numa hora em que não precisam de iluminação no estádio."

- "Não terá a ver com o fuso horário?"

- "Uma vez estabelecida a hora (caricata) do jogo resta saber se o jogo vai ser (mesmo) disputado no Ramat-Gan de Tel Aviv. Gostaria que alguém me confirmasse... Se for o caso, porque carga de água é que a FIFA admite a realização do jogo no local, tendo em conta a crise na Síria e a instabilidade generalizada na região?"

- "Deve ser feriado em Israel ou assim... Mas na hora portuguesa é às 12:45 na RTP."

- "Que horário mais esquisito realmente... Israel só tem 2 horas de diferença de Portugal, o o jogo podia ser perfeitamente às 17:00 ou 18:00 nossas."

- "O jogo realiza-se tão cedo por ser o último dia do Ramadão e neste dia ninguém trabalha lá depois do pôr do Sol, o Sol desaparece por volta das 17 horas por isso o jogo ser às 14:45 locais."

A tribo lusitana do futebol  parece desconhecer totalmente a existência do Shabbat e parte nem sabe que Israel é um Estado Judaico.

Via Vítor Vicente