Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

O princípio do fim da tv por cabo?

por A-24, em 23.10.14
Observador


A televisão começou a mudar nos Estados Unidos: Em resposta a serviços como o Netflix, a CBS e a HBO oferecem a sua grelha de canais via internet. Com isto põem em causa os fornecedores de cabo.
O dia 16 de outubro pode bem ficar na história como aquele em que a televisão começou a mudar. A cadeia norte-americana CBS, considerada uma das três grandes, anunciou que vai começar a fornecer o sinal da sua emissão via internet em 14 estados por menos de € 5. Este anúncio segue-se ao do canal de séries HBO, que na véspera tinha anunciado o mesmo a partir de 2015.
Esta é a primeira vez que um grande canal nacional norte-americano oferece a possibilidade de aceder aos conteúdos através da internet, abrindo caminho a que o utilizador tome o poder do que quer ver a cada momento. Embora o canal não forneça o serviço completo — visto que o desporto ficou de fora devido a dúvidas jurídicas sobre os direitos — está também acessível uma parte do imenso arquivo.
Poucos assinalam a crise da televisão, mas há dados que apontam para a redução do número de assinaturas nos serviços de cabo como o princípio do fim dos atuais sistemas de distribuição de sinal televisivo — o sistema de compra em pacote, correspondente a um conjunto de canais dos quais o consumidor apenas utiliza um pequeno número, satisfaz cada vez menos utilizadores.
E a verdade é que os estudos confirmam que as novas gerações continuam a ver o conteúdo televisivo, mas não no aparelho televisão. Fazem-no cada vez mais no computador, no tablet e no telemóvel, mas não na televisão. Isso implica que o sinal vídeo das estações passe a ser mais um conteúdo disponível na internet, algo em que vários canais a nível global apostaram já (casos da AlJj+, da Vice e também da Fusion). E é este o campo onde atuam empresas de serviços bem sucedidas como o Netflix, que conta já com 50 milhões de subscritores — e onde a Amazon e o Hulu estão a tentar crescer. É nesse campo que entra agora a CBS e também a HBO, começando a por em causa os fornecedores tradicionais de cabo.