Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

O mundo mudou há 224 anos com a Revolução Francesa

por A-24, em 16.07.13
O mundo mudou há 224 anos com a Revolução Francesa


A França nesse ano de 1789 estava em quase derrocada económica. Como país agrícola os camponeses viram os seus rendimentos cairem com a entrada da indústria. Os impostos e os encargos estavam todos em cima dos ombros das classes menos favorecidas socialmente. Grassava a fome e o descontentamento e a frase de Maria Antonieta, “se não têm pão comam croissants” foi por demais infeliz.
O Povo começou a guardar armas, a conspirar e na manhã de 14 de Julho, depois da demissão de Necker um ministro muito popular que tentava chamar Luis XVI à razão, o povo de Paris pega em armas nos Invalides e dirige-se para a Bastilha, uma fortaleza real onde eram guardados os prisioneiros políticos.
Depois de um tiroteio pleno de violência, a Bastilha é tomada e os poucos prisioneiros que ali se encontravam retomam a liberdade.
Deste modo a tomada da Bastilha representa uma primeira vitória do povo de Paris contra um símbolo do Antigo Regime, e uma primeira forma de pôr em prática os ideais do Iluminismo: Liberdade, Igualdade Fraeternidade
Em termos históricos pode afirmar-se que Revolução Francesa iniciou a Era das Revoluções Burguesas, fez parte do movimento revolucionário global, atlântico e ocidental que começou nos Estados Unidos em 1776 passando por Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e termina na França em 1789. Teve repercussão em outros países, mas retorna a França em 1830 e 1848.
A Revolução Francesa significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais e passou a ser respeitado.
Com o voto favorável da proposta de lei do deputado Benjamin Raspail, o dia 14 de Julho torna-se feriado nacional da República. Ainda hoje, o 14 de Julho é celebrado com pompa e circunstância.
Em Paris, não deixará de haver o desfile militar nos Champs Elysées e por toda a França são organizados bailes, iluminações especiais ou fogos de artifício.
A Revolução Francesa representa para a Humanidade a revolta e o derrube da tirania da opressão e da desigualdade social.

Retirado do HArdMúsica

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.