Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Não é só o salário mínimo que é baixo. Salário médio da UE é o dobro do nosso

por A-24, em 06.06.14
Portugal ainda está longe de competir com os países do centro e norte da Europa. Salário médio é (só) de 984 euros 
Dinheiro Vivo
Numa altura em que o Governo e os parceiros sociais começaram a discutir o aumento do salário mínimo nacional para os 500 euros, chega mais um sinal de que os portugueses ainda estão longe dos padrões salariais dos parceiros europeus.
Um estudo da Adecco Espanha, que se debruça sobre as remunerações naquele país, é claro: os espanhóis ganham pouco em relação ao que é pago na União Europeia, mas por comparação com Portugal estão bastante melhor.
É que os portugueses têm um salário médio de 984 euros, bem abaixo dos 1634 que os vizinhos de Espanha recebem. A realidade portuguesa torna-se ainda mais negra quando se olha para a União Europeia: 1972 euros. Ou seja, por cá recebe-se em média menos de metade do que no resto da Europa as empresas pagam em média aos seus trabalhadores. Em termos absolutos são menos 988 euros por mês ou 11.856 euros por ano.
O estudo não esconde esta realidade e assume que, para além de Portugal, fazem parte desta lista distante da Europa desenvolvida "todos os países do leste da Europa".
A flexibilidade salarial foi uma das bandeiras da troika durante estes três anos de programa de ajustamento. Os credores dos 78 mil milhões de euros emprestados a Portugal defenderam sempre que salários mais curtos são sinónimo de maior abertura para as empresas e, consequentemente, mais empregos.
Mas, de acordo com os números da Adecco, nem na Grécia, onde a troika impôs flexibilidade máxima ao mercado laboral, se recebe tão pouco como em Portugal: os gregos auferem em média 1028 euros mensais. E o seu salário mínimo é também mais generoso, estando atualmente nos 684 euros por mês, contra os 566 pagos pelos patrões portugueses em 12 meses (485 em 14 meses).