Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Metro para o Aeroporto de Lisboa abre amanhã

por A-24, em 16.07.12
O troço Oriente/Aeroporto entra em funcionamento esta terça-feira, dia 17. O prolongamento da linha vermelha inclui agora novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto, e prevê-se que o percurso Oriente-Aeroporto demore cerca de cinco minutos.
 Estima-se que, mensalmente, mais de 400 mil pessoas passem pela nova estação. A ligação da linha de metro até ao Aeroporto terá um impacto muito significativo para os passageiros do transporte aéreo e também para a maioria das pessoas que trabalha naquela zona, diz a empresa. Além disso, vai reduzir o tempo de viagem até à zona da Portela, sendo possível viajar entre o Saldanha e o Aeroporto em cerca de 16 minutos.
Segundo dados da empresa, as três novas estações vão permitir reduzir, por ano, cerca de cinco mil toneladas de emissões de CO2 considerando as deslocações de automóvel que assim se poderão evitar.
Esta ligação, por outro lado, é fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação/Olivais, sendo esta última uma das mais populosas da capital, com cerca de 7% da população total de Lisboa. A estação de Moscavide vai situar-se junto ao aglomerado de Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro e a estação de Encarnação ficará na Rua General Silva Freire. Quanto à do Aeroporto, situar-se-á no próprio edifício da aerogare.

Os atrasos na abertura das estações deveram-se à necessidade de formar pessoal e de serem feitos acabamentos e experiências, adianta ainda a empresa.