Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Mau tempo provoca queda de avião em Taiwan: 48 mortos confirmados

por A-24, em 24.07.14
Aparelho abortou uma primeira tentativa para aterrar e despenhou-se de seguida.
Um avião da TransAsia Airways que tentava aterrar de emergência em Taiwan despenhou-se esta quarta-feira. O ministro dos Transportes de Taiwan, Yeh Kuang-Shih, informou que há a registar nesta tragédia 48 mortos e 10 feridos, segundo a agência de notícias taiwanesa CNA.
Os jornais de Taiwan avançaram que se trata de um voo doméstico e a Xinhua disse que o desastre ocorreu perto do aeroporto de Magong, na ilha de Penghu. A TransAsia é uma companhia que fez essencialmente voos internos e algumas ligações regionais.
O aparelho levava 54 passageiros a bordo e quatro tripulantes. Segundo as autoridades da aviação civil de Taiwan, o voo GE222 abortou uma primeira tentativa para aterrar devido ao mau tempo, tendo-se despenhado de seguida. "A torre de controlo perdeu o contacto com o aparelho pouco depois de ele ter feito umgo around [segunda tentativa para aterrar o aparelho", disse a directora da aviação civil, Jean Shen.
A presença do tufão Matmo na região levou ao atraso da partida do avião do aeroporto de Kaohsiung, de onde partiu para Penghu com quase duas horas de atraso. Também muitos voos foram cancleados mas o alerta máximo foi levantado por volta das 17h30 (hora local), sensivelmente ao mesmo tempo que o avião da TransAsia foi autorizado a descolar, refere a BBC.
Na terça-feira, a passagem do tufão pela ilha obrigou ao encerramento das escolas e até da bolsa, devido aos ventos muito fortes e à chuva intensa. No momento da queda do GE222 chovia torrencialmente em Magong e as condições eram de trovoada. O Matmo já tinha passado à categoria de tempestade tropical.