Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

“Mandela, Mandela”, gritou Mário Viegas na recepção oficial aos Botha na Madeira

por A-24, em 09.12.13
Jardim diz ter recebido os responsáveis pelo regime do apartheid a pedido de Cavaco Silva, na condição de “manter o assunto em segredo”. Mas o então primeiro-ministro, acusado na Assembleia da República de “cumplicidade ou capitulação”, desmente a versão do líder madeirense.


A libertação de Nelson Mandela foi reclamada por actor Mário Viegas, quando protestou contra a polémica presença do Presidente da África do Sul, Pieter Botha, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Bik Botha, na Madeira, a 13 de Novembro de 1986.
ANC! Mandela! Mandela”, gritou Viegas quando os responsáveis pelo regime racista entravam nas adegas da Madeira Wine Company, no centro do Funchal, perto do Teatro Municipal, onde estava a ser representadaCatástrofe, de Samuel Beckett, com encenação e cenografia do actor. "Estava na avenida [Arriaga], quando vi muitos carros pretos a parar. De um deles, saiu Pieter Botha, o Presidente da África do Sul, que visitava a Madeira. Não me contive e comecei a gritar, de punho direito erguido, 'ANC! Mandela!', 'You are a racist' – uma vergonha, reconheço”, relatou numa entrevista à RTP1 o actor, que faleceu em 1996.