Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Liga inglesa começou há 125 anos

por A-24, em 01.03.13

A criação de um campeonato inglês de futebol foi motivo de uma carta, enviada em 2 de março de 1888, pelo então presidente do Aston Villa, William McGregor, para outros clubes britânicos. A competição arrancou seis meses depois com 12 participantes.
"Cada ano que passa está a tornar-se cada vez mais difícil os clubes de futebol cumprirem os seus compromissos particulares ou organizarem jogos amigáveis. A consequência é que, recentemente, os clubes estão obrigados a defrontar equipas que não atraem o público", escreveu o escocês, com a ambição de que "dez ou 12 dos mais proeminentes clubes ingleses organizassem jogos em casa e fora em cada época".
A missiva, que teve Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Preston North End, West Bromwich Albion e Aston Villa como destinatários, tinha como objetivo "chamar a atenção" e tentar agendar um encontro entre os clubes a 23 de março, em Londres, antes da final da Taça de Inglaterra.
Os dirigentes voltaram a encontrar-se em abril, em Manchester, onde decidiram batizar a futura competição de "The Football League", que viria a iniciar-se em 08 de setembro de 1988, com 12 clubes (Accrington, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers).
Só a partir de 21 de novembro de 1888 é que os organizadores decidiram premiar a vitória com dois pontos e o empate com um. Por isso, até essa altura não existiu classificação naquela que foi a primeira liga de futebol do Mundo.
Sem qualquer derrota, o Preston tornou-se o primeiro campeão inglês. Dois anos depois, a Irlanda do Norte, a Escócia e a Holanda deram início às respetivas competições.
Portugal só organizou o primeiro campeonato nacional 40 anos depois.