Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Laureus - O dia em que Djokovic derrotou Messi

por A-24, em 04.02.12

O tenista sérvio Novak Djokovic foi designado como o melhor desportista de 2011, recebendo o prémio Laureus, numa corrida em que bateu, entre outros, o futebolista argentino Lionel Messi.
“Foi uma luta exigente, considerando a grandeza dos nomeados. Todos fizeram uma temporada extraordinária em 2011. Não posso pedir mais”, disse Djokovic, que em 2011 venceu três Grand Slam (Austrália, Wimbledon e Open dos EUA) e destronou Rafael Nadal como número um mundial.

Djokovic recebeu o prémio nesta segunda-feira em Londres, uma semana depois de conquistar o Open da Austrália.
O melhor tenista da actualidade entrou em 2012 cheio de confiança e nem sequer pensa em optar pela aposta em Roland Garros ou nos Jogos Olímpicos. “Por que não os dois?”, questionou Djokovic, que nunca venceu o Grand Slam francês.
Se vencer em Paris, o sérvio junta-se à elite dos tenistas (Roger Federer, Rafael Nadal, Andre Agassi, Don Budge, Fred Perry, Rod Laver e Roy Emerson) que já venceram os quatro principais torneios de ténis.
A gala dos prémios Laureus, no entanto, não pertenceu exclusivamente a Djokovic. É certo que Messi perdeu, mas a sua equipa não saiu de mãos a abanar: o Barcelona foi designado como a melhor equipa de 2011, depois de uma temporada em que venceu a Liga Espanhola, a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes.
“O segredo desta equipa é o coração, os sentimentos. Temos a cor do sangue, como os nossos pais e os nossos avós”, disse Sandro Rosell, presidente do clube catalão, que subiu ao palco para receber o galardão.
Entre os outros distinguidos em 2011 estiveram a fundista queniana Vivian Cheruiyot, que foi eleita a melhor desportista feminina, depois de uma temporada em que foi campeã mundial dos 5000 e 10.000 metros.
O golfe da Irlanda do Norte também esteve bem representado nestes prémios, com o jovem Rory McIlroy (vencedor do Open dos EUA aos 22 anos) a receber o prémio revelação e o veterano Darren Clarke a ser distinguido pelo melhor regresso, após o triunfo no Open Britânico.
Numa cerimónia em que estiveram presentes os treinadores Alex Ferguson e André Villas-Boas, o antigo futebolista Bobby Charlton recebeu o prémio carreira e o corredor Oscar Pistorius foi o escolhido como o melhor atleta com deficiência física.
Criados em 1999, os prémios Laureus distinguem anualmente os melhores desportistas. Os nomeados para cada categoria são seleccionados pelos votos de um painel editores e jornalistas, cabendo depois a eleição final, por voto secreto, aos membros (47 antigos desportistas) da academia Laureus.
Público


Laureus 2011

Desportista masculino do ano Novak Djokovic (Ténis/Sévia)
Desportista feminina do ano Vivian Cheruiyot (Atletismo/Quénia)
Equipa do ano Barcelona (Futebol/Espanha)
Desportista revelação Rory McIlroy (Golfe/Irlanda do Norte)
Desportista regressado Darren Clarke (Golfe/Irlando do Norte)
Desportista paralímpico Oscar Pistorius (Atletismo/África do Sul)
Desportista de acção Kelly Slater (Surf/Estados Unidos)
Prémio carreira Bobby Charlton (Futebol/Inglaterra)
Prémio desporto para o bem Raí (Futebol/Brasil)