Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

(Itália) O homem que tramou um país inteiro

por A-24, em 10.06.11

Silvio Berlusconi tem bons motivos para sorrir. Aos 74 anos, criou um império de comunicação social que fez dele o homem mais rico de Itália. Domina a política desde 1974 e é hoje o primeiro-ministro com mais anos no poder, depois de Mussolini. Sobreviveu a inúmeras previsões de que o seu afastamento estaria eminente. No entanto, a despeito do seu sucesso pessoal, foi um desastre como líder nacional: de três maneiras.
Duas delas são sobejamente conhecidas. A primeira é a escabrosa história das suas festas de sexo, que ficaram conhecidas como festas "bunga bunga", uma das quais esteve na origem do nada edificante espetáculo de um primeiro-ministro a ser julgado em Milão, acusado de ter pago para fazer sexo com uma menor. O julgamento do Rubygate manchou não apenas Berlusconi mas todo o país.
Contudo, por mais vergonhoso que este tenha sido, o impacto do escândalo sexual sobre o desempenho de Berlusconi como político foi limitado. Há muito, porém, que esta publicação vem criticando o seu segundo ponto fraco: as manigâncias financeiras. Ao longo dos anos, foi julgado mais de uma dúzia de vezes por fraude, falseamento da contabilidade e suborno. Foi condenado em alguns dos casos, mas as penas não viriam a ser aplicadas, porque a complexidade dos procedimentos deu origem à prescrição dos processos - pelo menos duas vezes, porque o próprio Berlusconi alterou a lei.