Iniesta eleito o melhor jogador da Europa
por A-24, em 31.08.12
O prémio foi entregue no Mónaco, depois do sorteio da Liga do Campeões, e foi decidido com os votos de 53 jornalistas desportivos da Europa. Mas foi uma votação muito equilibrada: Iniesta recebeu 19 votos, enquanto Ronaldo e Messi tiveram 17 cada um.
Iniesta foi considerado recentemente o melhor jogador do Euro 2012, vencido pela sua selecção, a Espanha. Além do Campeonato da Europa, o médio conquistou em 2011-12 o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia, a Taça do Rei de Espanha e a Supertaça espanhola.
Segundo a UEFA, o espanhol de 28 anos fez 42 jogos, ao serviço de Espanha e do Barcelona, nos quais marcou cinco golos e fez 11 assistências.
"É um orgulho partilhar o pódio com dois monstros do futebol", disse Iniesta quando recebeu o troféu."E quero partilhar esta honra com Messi e o resto dos meus companheiros do Barcelona, e também com os da selecção".
Messi venceu a edição inaugural do troféu, em 2011, que pode ser considerado um herdeiro do Futebolista do Ano da UEFA, que teve Diego Milito como último vencedor, em 2009-10.
O português Cristiano Ronaldo, campeão pelo Real Madrid na última época, também já tinha terminado no pódio em 2011, na terceira posição.
Parecer: Iniesta já merecia este prémio em 2010 e seria sem dúvida mais pertinente que o tivesse ganho nessa época, pois veio a provar nos dois anos seguintes que continua a ser um mágico da bola. Este ano e digam o que disserem Ronaldo esteve um pouco melhor que Messi e só não o superou a nível de golos marcados. Recebeu mais títulos, foi campeão, etc, mas parece que isso não foi suficiente. Que Messi é de outra galáxia já sabemos, mas nem todos os anos está a um nivel estratosferico. Este ano só o foi a nível de golos por que tem uma equipa a jogar para ele, já Ronaldo sempre dividiu protagonismo com outros colegas de equipa, sobretudo Benzema e Higuain no que respeita a golos. Nesta época e com o regresso de David Villa e a titularidade de Pedro, Messi não deverá chegar aos 68 golos da época passada, nem de longe nem de perto, resta saber que outros títulos vencerá.
Enquanto a eleição do melhor da Europa for via votação, quem detém esse poder, na dúvida optará sempre por aquele jogador que alia melhor o talento dentro de campo e uma conduta mais ortodoxa e solidária fora dele. E Iniesta é o espelho fiel desse jogador. É o melhor deste ano devido a essa perfeição. Parabéns Iniesta, também te fica bem!