Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Holanda: e se as ciclovias fossem aquecidas?

por A-24, em 28.11.12

As bicicletas são um dos símbolos holandeses e as autoridades do país estudam a hipótese de aquecer as ciclovias. O objectivo é aumentar o uso de "biclas" no Inverno
Para já, é apenas uma proposta em cima da mesa: várias cidades da Holanda estão a considerar aquecer as ciclovias para encorajar o uso de bicicletas no Inverno, recorrendo a energia geotérmica para prevenir a formação de gelo.
Existem na Holanda 18 milhões de bicicletas (número estimado apresentado pela BBC) para uma população de menos de 17 milhões. Ao todo são 35 mil quilómetros de ciclovias espalhados pelo país.
Aquecer cada quilómetro destes percursos especialmente desenhados para ciclistas custaria entre 20 mil a 40 mil euros. Apesar do preço elevado, Marcel Boerefijn, um dos responsáveis pela proposta, apontou à BBC a diminuição de acidentes e do uso de sal nas estradas como algumas das vantagens.
Já o porta-voz da Dutch Cyclists Unions, Arien de Jong, disse, ao mesmo órgão de comunicação britânico, estar muito entusiasmado com este projecto. “Se as ciclovias estiverem com gelo durante um período de quatro semanas, isso resulta em mais de sete mil acidentes envolvendo ciclistas”, referiu. É uma medida vantajosa em termos financeiros e de segurança, disse.
Para já, a cidade de Zutphen, no leste do país, aguarda um estudo preliminar para saber se pode pensar mais a sério na proposta. O mesmo acontece na província de Utrecht.
Público P3

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.