F1: Alguém vai impedir o tetra de Vettel?
por A-24, em 17.03.13
A temporada de 2012 pode não ter sido a mais renhida dos últimos anos, mas foi sem dúvida a mais imprevisível. De entre todas as surpresas, destacamos duas: o 3º lugar no mundial de pilotos de Kimi Räikkönen que em muito contribuiu para levar a Lotus a um surpreendente 4º lugar à frente da Mercedes (não fossem os sete abandonos de Romain Grosjean e poderíamos ter assistido a algo ainda mais histórico); e o tricampeonato de Vettel, que conseguiu mais pontos nas últimas 7 corridas da temporada (141) do que nas 13 primeiras (140), e que fez com que se passasse de um imprevisível Fernando Alonso líder na recta final do campeonato para um improvável Vettel que apenas garantiu o campeonato no último GP (Interlagos começa a ser cada vez mais o culminar de temporadas impressionantes). De referir ainda as boas impressões deixadas por Grosjean, Pérez, Hulkenberg e Maldonado, e as péssimas prestações de Michael Schumacher e Felipe Massa.
2013 afigura-se como uma continuação da boa temporada de 2012. Com a saída de Schumacher da Mercedes, Hamilton consegue ganhar uma equipa (ter dois chefes de fila é o mesmo que ter nenhum, já não resulta desde o tempo de Prost e Senna, e Hamilton e Button nunca souberam funcionar na harmonia necessária para um bom desempenho conjunto) e Pérez ganha um lugar merecido numa das equipas da frente. O facto de não haverem grandes alterações a nível regulamentar técnico, e a mais relevante a nível desportivo ser a limitação da utilização do DRS nas qualificações faz com que tenhamos os ingredientes bem definidos para a próxima temporada. No que toca ao campeonato de construtores, temos uma Redbull à partida favorita, com um projecto sólido, dois bons pilotos, e acima de tudo, uma estrutura muito bem definida. Ferrari (não se percebe a contínua aposta em Felipe Massa, mas Alonso lá vai salvando), Mercedes, Mclaren e Lotus aparecem num patamar ligeiramente mais abaixo, mas todas elas com argumentos para ter uma palavra no título de equipas de 2013. Também será interessante analisar a temporada de Sauber, Williams e Force India, onde Hulkenberg, di Resta e Maldonado também podem conseguir resultados interessantes (Hulkenberg e Maldonado estão ao nível de Pérez, apenas não tiveram a mesma sorte). No que toca ao campeonato do mundo de pilotos, é tudo muito mais interessante. Das 5 equipas da frente, todas elas têm campeões do mundo e em todas elas parece haver à partida um chefe de fila (Vettel, Alonso, Button, Hamilton, Räikkönen são curiosamente os 5 campeões do mundo e os 5 primeiros classificados da temporada passada), pelo que será interessante ver um campeonato de pilotos a 5, todos eles de equipas diferentes, algo inédito (quando Schumacher voltou nunca se esperou que conseguisse competir com o poderio dos da frente). Hulkenberg, Maldonado e mesmo di Resta também podem vir a ter uma palavra no top 10 (nunca se sabe o que esperar de Massa, da fiabilidade da Mclaren ou da inconsistência de Rosberg).
Grosjean, se lhe for dado o espaço necessário e for mais consistente, também pode realizar uma temporada bastante interessante e apesar de à partida não considerarmos que tenha argumentos para os 5 pilotos da frente, tem todas as condições para melhorar o 8º lugar da temporada passada e discutir directamente com Pérez, Webber (já passou a melhor fase da sua carreira), Massa (vale-lhe ter a Ferrari) e Rosberg uma boa classificação. No que toca aos rookies, será curioso ver os argumentos que Valtteri Bottas tem para mostrar (foi campeão de GP3 em 2011, e desde então é piloto de testes da Williams), sendo à partida o melhor dos cinco que se estreiam este ano (Esteban Gutierrez, Valtteri Bottas, Giedo van der Garde, Max Chilton, Jules Bianchi). Jules Bianchi (bons desempenhos em GP2, piloto de testes na Ferrari em 2011 e na Force India em 2012) pode surpreender pela experiência, e Gutierrez (parece ter dado um salto demasiado grande para ser companheiro de Hulkenberg) pelo carro que a Sauber apresenta, também podem vir a ter uma palavra no que toca aos pontos em algumas corridas. O que é que devemos esperar de 2013? Vettel pode conseguir o tetra? Será o ano da afirmação de Hamilton após deixar a Mclaren? Terá a Lotus capacidade de chegar ao pódio de construtores? Pérez vai ser capaz de mostrar o potencial que mostrou na temporada passada? Maldonado e Hulkenberg, podem ter uma palavra a dizer no top10? E por último, a mudança de regulamentos para 2014 poderá ter alguma influência no desenlace da época de 2013?