Europa é líder mundial em 2011 no comércio electrónico, ultrapassando os EUA
por A-24, em 07.06.12
A Europa ultrapassou os EUA e atingiu a liderança mundial no comércio eletrónico em 2011, registando um crescimento de 19 por cento, indica a Associação Europeia do Comércio Eletrónico e Venda à Distância (EMOTA).
"O valor total do mercado europeu foi estimado em 246 mil milhões de euros, superando, pela primeira vez, os 237 mil milhões dos Estados Unidos", informa a EMOTA, acrescentando que as vendas do comércio "online" representam, atualmente, "5,1 por cento" do valor total do mercado de retalho na Europa, com 240 milhões de e-consumidores a gastarem uma média de mil euros cada.
Um outro indicativo sobre a liderança do mercado europeu do comércio eletrónico é a apetência dos consumidores para comprarem produtos transfronteiriços, apesar das diferentes regiões linguísticas.
Os consumidores austríacos e suíços compram em "websites" alemães, os belgas em franceses e holandeses e os suecos, dinamarqueses, noruegueses e finlandeses compram em "websites" de origem escandinava ou nos EUA.
A "sofisticação da oferta do comércio de retalho", "competitividade" e as "infraestruturas logísticas" são algumas das razões enumeradas pela EMOTA para os consumidores europeus comprarem cada vez mais eletronicamente.
No Reino Unido, por exemplo, as vendas através de um dispositivo móvel, inclusivamente os "tablet", têm "aumentado vertiginosamente".
Um estudo recente da Associação Federal das Empresas de Vendas à Distância Alemãs concluiu que um terço da totalidade dos proprietários de telefones inteligentes da Alemanha (31,7 por cento) utilizam o dispositivo para compras via telemóvel, o que representa um aumento de 8,3 por cento em relação ao ano anterior.
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