Euro 2020 será realizado em vários países
por A-24, em 06.12.12
"Quando Michel Platini disse, em junho, que idealizava o Europeu do futuro em vários países diferentes, o mundo do futebol terá sido obrigado a conter uma gargalhada. Contudo, o que inicialmente parecia uma quimera do presidente da UEFA, tornou-se hoje uma ideia palpável.
O presidente da FPF também revelou que gostava de ter alguns jogos do Euro-2020 em Portugal. "Obviamente que consideramos essa hipótese, não só porque seria mais uma forma de aproveitar as infraestruturas que foram criadas para o Euro-2004, mas também porque é amplamente reconhecida a nossa capacidade organizadora em termos de recursos humanos qualificados", disse.O Europeu de 2016 ainda será realizado nos moldes habituais, em França."
Expresso
Não é mencionado na notícia mas as razões económicas deveriam ser tidas como as mais importantes nesta nova medida. É a forma mais eficaz de rentabilizar os estádios que têm sido construídos de quatro em quatro anos tendo em conta este evento, nos vários países onde se realizam e que, só em alguns casos encontram rentabilidade futura. Todos nos lembramo-nos dos elefantes brancos deixados em Portugal após o Euro 2004; Leiria, Algarve, Aveiro, por exemplo. Não sou um admirador de Platini mas ele dizia e com razão que era mais fácil se deslocar a Londres, a Paris ou a outra qualquer cidade com bons acessos para assistir a jogos do que ir de uma a outra cidade ucraniana onde se realizaram alguns jogos deste último Euro. Esta medida só peca por tardia. Num futuro próximo em que o Euro será disputado por 24 países, podem e devem pelo menos 8 cidades de vários países os acolherem, desde que tenham alguma continuidade territorial por forma a que as deslocações não sejam penosas. Na Europa ocidental isto é de fácil execução sobretudo pelos acessos facilitados, transporte aéreo, ferroviário, rodoviário, bastante evoluídos e que já tornaram mais perto alguns destinos da antiga Europa de leste como a Rep. Checa, Eslovénia, Polónia, Eslováquia, etc.
Aposto que num futuro próximo esta medida abrangerá inclusive os Mundiais de futebol.
Correio Prioritário