Espanhóis estreiam em Portugal o conceito de comboio-hotel
por A-24, em 23.05.14
A final da Champions serviu de pretexto para a operadora ferroviária espanhola Renfe estrear em Portugal o seu Train and Breakfast, um produto turístico sobre carris que corresponde a um hotel em movimento.
Trata-se, à semelhança dos cruzeiros, de um comboio com carruagens-cama e restaurante, que só é utilizado para viagens de lazer, podendo os seus ocupantes pernoitar a bordo e visitar as cidades onde este parar.
O Talgo VII é uma composição idêntica às que diariamente ligam Lisboa a Madrid e à fronteira francesa de Hendaya, mas de qualidade superior e dotada com serviços a bordo específicos para o turismo.
O primeiro comboio passará a fronteira de Vilar Formoso na manhã de sábado com destino a Lisboa, para que os seus passageiros assistam à final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, a disputar por Real Madrid e Atlético de Madrid. Tratando-se de um hotel sobre carris, ficará estacionado em Santa Apolónia, podendo os seus clientes regressar a bordo após as comemorações - seguramente que uns chegarão primeiro, mais tristes, do que outros, porque viajarão juntos adeptos dos dois clubes madrilenhos.
De manhã cedo, e com os passageiros ainda a dormir, a composição arranca com destino ao Porto, onde os espanhóis vão dispor de um dia para visitar a cidade. Nessa noite regressarão a Madrid, aonde chegarão na segunda-feira de manhã.
Esta será a primeira viagem-cruzeiro do Train and Breakfast com Portugal por destino, depois de em Espanha ter realizado apenas uma outra, entre Madrid e o parque natural de Doñana (Sevilha). Para o Verão, segundo a Renfe, estão programadas viagens a Santiago de Compostela, podendo a composição ser fretada para percursos sobre carris à vontade dos clientes.
O Talgo VII é formado por um número variável de carruagens com compartimentos Gran Clase que incluem camas (transformadas em assentos durante o dia) e casa de banho privativa com WC e duche. A composição que viajará para Lisboa e Porto é composta por 18 carruagens-cama e duas carruagens-restaurante.
Tal como num hotel, o pequeno-almoço está incluído na estadia, podendo os clientes almoçar ou jantar no restaurante por um preço adicional de 20 euros. A viagem total para os espanhóis que farão o cruzeiro ferroviário a Portugal é de 380 euros por três noites.
A Renfe pediu à Refer a homologação desta composição para circular nas linhas da Beira Alta e do Norte, de modo a que, no futuro, possa fazer mais viagens deste tipo, se forem criados mais produtos turísticos que incluam cidades portuguesas no roteiro.
Para este fim-de-semana, além deste comboio, a CP e a Renfe organizam mais cinco comboios especiais, também com carruagens-cama, entre Madrid e Lisboa, para transportar adeptos para a final. Os comboios com adeptos do Atlético de Madrid vão partir da estação madrilenha de Atocha e sairão na gare do Oriente, enquanto os do Real Madrid partirão de Chamartín com destino a Santa Apolónia. Estas composições regressarão a Madrid a partir da meia-noite, um em cada meia hora.
Trata-se, à semelhança dos cruzeiros, de um comboio com carruagens-cama e restaurante, que só é utilizado para viagens de lazer, podendo os seus ocupantes pernoitar a bordo e visitar as cidades onde este parar.
O Talgo VII é uma composição idêntica às que diariamente ligam Lisboa a Madrid e à fronteira francesa de Hendaya, mas de qualidade superior e dotada com serviços a bordo específicos para o turismo.
O primeiro comboio passará a fronteira de Vilar Formoso na manhã de sábado com destino a Lisboa, para que os seus passageiros assistam à final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, a disputar por Real Madrid e Atlético de Madrid. Tratando-se de um hotel sobre carris, ficará estacionado em Santa Apolónia, podendo os seus clientes regressar a bordo após as comemorações - seguramente que uns chegarão primeiro, mais tristes, do que outros, porque viajarão juntos adeptos dos dois clubes madrilenhos.
De manhã cedo, e com os passageiros ainda a dormir, a composição arranca com destino ao Porto, onde os espanhóis vão dispor de um dia para visitar a cidade. Nessa noite regressarão a Madrid, aonde chegarão na segunda-feira de manhã.
Esta será a primeira viagem-cruzeiro do Train and Breakfast com Portugal por destino, depois de em Espanha ter realizado apenas uma outra, entre Madrid e o parque natural de Doñana (Sevilha). Para o Verão, segundo a Renfe, estão programadas viagens a Santiago de Compostela, podendo a composição ser fretada para percursos sobre carris à vontade dos clientes.
O Talgo VII é formado por um número variável de carruagens com compartimentos Gran Clase que incluem camas (transformadas em assentos durante o dia) e casa de banho privativa com WC e duche. A composição que viajará para Lisboa e Porto é composta por 18 carruagens-cama e duas carruagens-restaurante.
Tal como num hotel, o pequeno-almoço está incluído na estadia, podendo os clientes almoçar ou jantar no restaurante por um preço adicional de 20 euros. A viagem total para os espanhóis que farão o cruzeiro ferroviário a Portugal é de 380 euros por três noites.
A Renfe pediu à Refer a homologação desta composição para circular nas linhas da Beira Alta e do Norte, de modo a que, no futuro, possa fazer mais viagens deste tipo, se forem criados mais produtos turísticos que incluam cidades portuguesas no roteiro.
Para este fim-de-semana, além deste comboio, a CP e a Renfe organizam mais cinco comboios especiais, também com carruagens-cama, entre Madrid e Lisboa, para transportar adeptos para a final. Os comboios com adeptos do Atlético de Madrid vão partir da estação madrilenha de Atocha e sairão na gare do Oriente, enquanto os do Real Madrid partirão de Chamartín com destino a Santa Apolónia. Estas composições regressarão a Madrid a partir da meia-noite, um em cada meia hora.