Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Escolha: ideologia ou viver melhor

por A-24, em 24.09.10

Durante anos a Suécia foi o paraíso na terra. Um exemplo. O sonho de qualquer ideólogo socialista era transformar Portugal na Suécia. Os impostos eram altos, a despesa do estado abissal, mas os serviços públicos estavam acima da média dos países mais ricos. E para cereja em cima do bolo, a economia continuava a crescer. Até que estancou. Alguma coisa aconteceu para que os Suecos quisessem algo diferente.
O que sucedeu na Suécia não impressiona ninguém. Afinal, ela sofre os mesmos problemas de qualquer país europeu: serviços públicos caríssimos que, mais tarde ou mais cedo, impedem o normal desenvolvimento da economia, a normal criação de empresas e conduzem a um anormal número de desempregados. Perante estes problemas, os Suecos decidiram há 4 anos encetar algumas mudanças de forma a manterem na medida do possível o Estado social. Prescindir de algumas vantagens, para manterem o máximo possível das benesses.
Por cá, para o governo PS e o primeiro-ministro José Sócrates, que sempre adularam o exemplo nórdico, a Suécia deixou de contar. Já não serve de exemplo. Os Suecos entre a ideologia e o viver bem, escolheram a segunda opção. O PS prefere ter os Portugueses a viver mal, a aceitar qualquer mudança. A histeria de Sócrates à volta da tentativa do PSD querer liquidar o Estado social não é mais que o grito de quem não consegue fazer marcha atrás e começar outra vez. Talvez seja tempo de pararmos um pouco e pensarmos bem o queremos da vida.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.