Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Emigrar para os Emirados Árabes Unidos

por A-24, em 07.05.13
Carlos Guimarães Pinto

Face aos inúmeros pedidos que tenho recebido nos últimos tempos. Fica aqui uma perspectiva sobre os Emiratos Árabes Unidos e as perspectivas de emprego nesse país. Para aqueles que procuram emprego, também se podem juntar ao grupo no Facebook “Go Galt: empregos no Dubai e Médio Oriente”.

Ambiente político e económico: Os EAU não cobram impostos sobre o rendimento, nem contribuições para a segurança social. O único imposto sobre residentes é uma espécie de IMI, com uma fórmula de cálculo complexa mas que custa a quem habita a casa cerca de 3% do valor da renda. As empresas públicas que sustentam o Emirato do Dubai entraram em falência técnica em 2009, mas mesmo aí não foi introduzido qualquer imposto directo que teria resolvido rapidamente o problema de tesouraria do Emirato. Por beneficiar de grandes reservas de petróleo, o Emirato de Abu Dhabi tem uma situação financeira muito estável e nem a crise parou o seu crescimento. O valor da moeda está indexado ao dólar, pelo que qualquer variação no dólar fará alterar o valor em euros.
Ambiente cultural: O Dubai tem um ambiente pluricultural, constituido maioritariamente por estrangeiros um pouco por todo o mundo. Existe uma natural tendência de pessoas com backgrounds culturais semelhantes residirem nas mesmas áreas. A zona da Dubai Marina, incluindo Media City, Internet City e Knowledge Village tende a concentrar os ocidentais. É difícil distinguir esta área de uma qualquer cidade europeia.

Questões legais: todos os emigrantes necessitam de visto que é garantido pela empresa que os contrata. Os portugueses, como cidadãos da União Europeia, têm a vantagem específica de poderem ficar no país durante um mês com visto de turista se desejarem procurar emprego. Alguns aproveitam este benefício para ficarem por mais tempo, bastando para isso conduzir 3 horas até Omã, sair do país e regressar.

Como encontrar emprego:o melhor é sempre contactar empresas da área em que trabalham. Headhunters especializados também podem ser uma excelente ajuda. Anúncios em sites genéricos normalmente procuram pessoas já a residir nos Emiratos Árabes Unidos, mas também podem oferecer oportunidades a pessoas com vontade de sair. Finalmente, a Emirates Airlines é uma das maiores empregadoras de portugueses no Dubai. Entre pilotos e hospedeiras já contam com mais de uma centena de portugueses na empresa. Para além de um salário competitivo, sem impostos, garantem casa em localização central com piscina e ginásio, seguro de saúde e vários dias de folga. Empregam maioritariamente licenciados de qualquer área desde que tenham bom conhecimento de inglês.