Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Elma Aveiro (crónica Hot Magazine, Fevereiro de 2012)

por A-24, em 03.03.13

Lembro-me quando Pimpinha Jardim esgotou a Maxmen, quando Alexandra Lencastre surpreendeu meio mundo na FHM e quando a Floribella mostrou que afinal até podia ser alvo do desejo masculino, também na FHM. Nos últimos anos, estas foram as capas que mais impacto causaram pela positiva. Depois veio a Maya. Estávamos em Agosto de 2009 e as críticas foram terríveis. A capa da taróloga, com idade para ser mãe da maioria dos leitores da FHM, foi no entanto das que mais vendeu nesse ano e se todas as outras edições (com boazonas na capa) tivessem vendido tanto como a dela, se calhar, a revista ainda existia.
Tudo isto para chegar a Elma Aveiro. Desde a Maya que não tinha havido nenhuma capa que tivesse provocado tanto falatório. A irmã mais velha de Cristiano Ronaldo mostrou que está em boa forma e que é uma mulher com atributos. Claro que num país como o nosso, a sessão fotográfica que realizou foi arrasada por muita gente, mas se nem Cristiano Ronaldo consegue agradar a todos os portugueses, seria impossível que a irmã conseguisse tal feito. O que mais me espantou nas críticas (principalmente, no Facebook) foi o nível de educação de algumas pessoas e o facto de não perceberem muito sobre o assunto Ao serem mal-educadas, só estão a dar uma má imagem delas próprias às milhares de outras pessoas que lêem esses mesmos comentários - é sempre possível criticar de forma construtiva, mas é mais fácil fazê-lo com falta de nível, e nisto, os portugueses são os maiores – e é alarmante a quantidade de pessoas que não se lembra que todos nós existimos na internet e que há coisas que vão perdurar no tempo, seja vídeos caseiros comprometedores ou comentários invejosos e ofensivos feitos numa qualquer rede social.
Outro ponto que me deixou particularmente perplexo foi a constante referência ao uso de photoshop. Não é preciso ser um génio para saber que TODAS as sessões fotográficas feitas em revistas masculinas têm photoshop. E no dia em que for publicada uma fotografia sem tratamento hão-de rolar algumas cabeças, principalmente, se na pele dessa futura pobre coitada constarem cicatrizes, verrugas ou algo que sirva como prova que afinal as mulheres não são perfeitas. Mas fica bem fazer comentários com a palavra photoshop metida lá pelo meio. Faz-nos passar a ideia que a nós ninguém nos come por parvos e que percebemos do assunto.
Também achei delicioso ler que a Elma aceitou o convite da Hot Magazine porque a crise toca a todos e precisa de ganhar dinheiro. Melhor do que isto, foi ter lido que a própria família Aveiro pagou para a irmã mais velha de Ronaldo ser capa de uma revista. A imaginação das pessoas, ao contrário da perna do anão, é muito grande. E são estas mesmas pessoas que absorvem como uma esponja o que lêem nas revistas cor-de-rosa, as quais andam há meses a escrever que a família Aveiro não gosta que Irina Shayk faça fotografias com pouca roupa. E, ao terem isto como verdade, não faltaram as críticas que apontavam a uma incoerência gritante por parte de Elma, que também se despiu. Ponto um: nunca ninguém da família Aveiro criticou em discurso directo a russa por se despir. As revistas é que escrevem que a Dona Dolores e a Elma não gostam e todos sabemos que nem sempre o que aparece na imprensa cor-de-rosa é verdade. Ponto dois: faz tanto sentido a família de Ronaldo criticar a Irina por se despir, como faria se a família da russa criticasse Ronaldo por jogar futebol de calções. Ou seja, ambos fazem o que a profissão os “obriga” e no caso da russa é difícil ser modelo de lingerie e depois aparecer em fotos com roupa dos pés à cabeça.
E termino com isto: há pouco tempo uma revista masculina fez capa com uma ex-concorrente do Peso Pesado e só li elogios (à publicação em causa e à jovem que aceitou o convite). Acho isto tudo muito lindo e de quase ir às lágrimas de tanta emoção, mas colocar na capa uma mulher que passou de muito gorda (pesava 136 kgs) a gorda é de elogiar, mas fazer capa com Elma Aveiro (tem 37 anos e, mesmo depois de já ter sido mãe, tem melhor corpo que muitas miúdas de 20) é de criticar? Pois, por mim podem ficar com as gordas todas, que eu fico com a irmã mais velha do Ronaldo...
n'O Homem Invisível