É tão bom viver em Lisboa como em Nova Iorque
por A-24, em 06.12.12
Expresso - O que têm Lisboa, Nova Iorque e Tóquio em comum? O mesmo nível de qualidade de vida. Esta é uma das conclusões que se pode tirar do ranking global de qualidade de vida das cidades do planeta, hoje divulgado.Na edição 2012 do estudo realizado anualmente pela consultora Mercer, a capital portuguesa, apesar de ter caído três posições em relação a 2011, surge à frente de Madrid e Roma.
Lisboa permanece entre as 50 melhores cidades do mundo com melhor qualidade de vida, posicionando-se ainda entre as 24 melhores da Europa Ocidental.
Com oito cidades europeias nas dez primeiras, o "Velho Continente" continua a dominar o ranking da Mercer. A Alemanha domina o top com Munique, Frankfurt e Dusseldorf, seguida da Suiça com Zurique, Genebra e Berna. A Dinamarca representa-se no top 10 com a capital Copenhaga e Viena (Áustria) detém o título de cidade com a melhor qualidade de vida do mundo.
De fora da Europa: Sydney (Austrália), Vancouver (Canadá) e Auckland (Nova Zelândia) também figuram no top 10.
O estudo resulta, segundo a consultora, da avaliação das "condições de vida locais" em 460 cidades do mundo inteiro. "As condições de vida são analisadas de acordo com 39 critérios, agrupados em dez categorias", a saber: Ambiente social e político, ambiente económico e sociocultural, fatores médicos e sanitários, escolas, educação, serviços públicos e transportes, entretenimento, bens de consumo, habitação e fatores naturais.