Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Droga da austeridade invadiu Atenas

por A-24, em 30.07.13
É tão forte como o 'crack', mas é mais destrutiva e é dez vezes mais barata. Chama-se sisa e para já é um fenómeno apenas grego
Foi detectada pela primeira em 2011 e o seu consumo está a subir vertiginosamente desde o início de 2013, segundo Emilios Katsoulakos, psiquiatra e diretor de uma das unidades que a OKANA, Organização Grega Contra as Drogas, tem a funcionar em Atenas.

A sisa, como é conhecida entre traficantes e consumidores, está a ser vendida nas ruas da capital da Grécia por cinco ou seis euros a grama, dez vezes menos do que o crack.
Feita a partir de uma substância sintética estimulante, a metanfetamina, a sisa produz efeitos parecidos com o crack, mas as suas consequências para a saúde são ainda piores. "Ainda não temos informação suficiente para caracterizar com rigor a sisa, mas eu diria que existem determinados efeitos laterais provocados pelo seu consumo, nomeadamente os sintomas psicóticos e os problemas de pele, que são mais severos do que os observados com o crack", admite a especialista Ionna Siamou, do Instituto Universitário de Investigação de Saúde Mental (UMHRI), o organismo responsável pela monitorização oficial de drogas na Grécia.
Expresso