"Dois conceitos de licenciatura"
por A-24, em 12.07.12
Hoje em dia, uma licenciatura é apenas um certificado de que uma pessoa concluiu um curso de acordo com os critérios de uma dada universidade. A licenciatura tem o valor que tiver a universidade que a concedeu, havendo grande diferença entre universidades haverá também grande diferença entre os títulos que elas concedem.
A percepção da opinião pública da licenciatura não é esta. A opinião pública continua a ser dominada por conceitos de licenciatura de há 30 ou 40 anos, há 2 ou 3 reformas do ensino universitário atrás, quando existiam 3 cidades com ensino universitário em Portugal e em que o acesso às profissões das elites era cuidadosamente guardado. A elites universitárias eram elas próprias produto de um sistema fechado à concorrência e às influências da cultura estrangeira.
As licenciaturas certificavam um misto de competência técnica e de pertença às classes sociais superiores, embora em muitos casos só certificassem uma destas características. A licenciatura era um título difícil de obter, em parte porque os critérios académicos eram outros, em parte porque havia escassez artificial criada deliberadamente para preservar o valor das universidades que detinham o monopólio do ensino superior.
Entretanto o mundo mudou de forma irreversível, mas a opinião pública não se actualizou. A opinião pública suspira por certificados imaculados de inteligência e saber, mas estes só eram possíveis sob um sistema universitário elitista e exclusiva que mantinha um monopólio concedido pela lei de que estes mesmos universitários eram os autores. Eram, ainda assim, certificados enganadores que reflectiam selecção social e uma perspectiva provinciana e fechada da universidade.
Pos João miranda, in Blasfémias