Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Dez lições de economia austríaca para iniciantes - Primeira lição: economia e instituições

por A-24, em 22.09.12

Imagine que o seu pai (ou, mesmo, você) queira abrir uma loja para vender sapatos.  Para isso, ele vai ter que obter autorização do governo.  Como a burocracia no Brasil é enorme, o seu pai só vai conseguir essa autorização em cerca de cinco meses!  Agora, se você vivesse, por exemplo, na Nova Zelândia, em menos de uma semana o seu pai já poderia abrir a sapataria. Isso quer dizer que, no Brasil, ele deixaria de vender sapatos e, portanto, de ganhar a receita das vendas por 150 dias!  E, ainda, supondo que ele desejasse contratar dois vendedoresLudwig Von Mises para trabalharem na loja, que durante aqueles cinco meses essas duas pessoas não teriam os seus empregos!
Entendeu por que é tão importante analisar a economia tendo em vista as instituições de uma sociedade?  No Brasil, essas instituições (no exemplo dado, a burocracia e a intromissão do governo na vida das pessoas) desencorajam quem quer trabalhar para melhorar de vida.  Em outros países, como a Nova Zelândia, as instituições estimulam as pessoas que desejam progredir.
Vamos a outro exemplo: você sabia que os brasileiros trabalham até o dia 25 de maio de cada ano para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) que existem no Brasil?  E que são obrigados a pagar, senão serão punidos?  O estado argumenta que a receita dos tributos é para ser revertida em educação, saúde, justiça, segurança e infraestrutura.  Agora responda com sinceridade: apesar de, como brasileiro, sermos obrigados a trabalhar praticamente cinco meses do ano para o governo, nós temos um sistema de educação bom?  De saúde?  Nossa justiça é boa?  Vivemos com segurança?  Nossas estradas e portos são bons?  E ainda mais: será que esses cinco itens devem ficar nas mãos do governo?  Por quê?  Então, para que trabalharmos cinco meses de graça?