Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Cronologia dos principais atentados em Moscovo nos últimos anos

por A-24, em 31.03.10
O duplo atentado que aconteceu esta manhã no metropolitano de Moscovo matou pelo menos 36 pessoas – um número que poderá vir a ultrapassar um incidente semelhante que aconteceu em 2004 também no metro da cidade e em que se registaram 41 vítimas mortais.

11 de Junho de 1996 – Uma bomba explode no metro de Moscovo matando quatro pessoas e deixando 12 feridos.

11 e 12 de Julho de 1996 – Uma bomba explode em frente a um autocarro na estação central de Moscovo em plena hora de ponta deixando cinco pessoas feridas. No dia seguinte um ataque semelhante fez 30 feridos. Os atentados foram atribuídos aos rebeldes tchechenos que, dias depois, negaram qualquer envolvimento, mas alertaram que poderiam provocar actos descontrolados de rebelião no seu território.

31 de Agosto de 1999 – Uma bomba explode perto do Kremlin na estação de metropolitano da praça Manezh. A explosão fez 29 feridos. Fontes oficiais consideraram o atentado um acto terrorista mas não fizeram nenhuma ligação específica aos separatistas.

9 de Setembro de 1999 – Uma poderosa bomba destruiu um bloco de apartamentos no sudeste de Moscovo, matando 94 pessoas e ferindo mais de 200. O incidente foi considerado um ataque terrorista.

13 de Setembro de 1999 – Uma bomba destruiu um prédio de oito andares e matou 118 pessoas. Este atentado também foi considerado pelas autoridades como tendo a mão de terroristas e a segurança foi reforçada apesar dos rebeldes tchetchenos terem rejeitado, uma vez mais, qualquer envolvimento. Este ataque e o que ocorrera dias antes abriram a porta para a Segunda Guerra da Tchetchénia.

8 de Agosto de 2000 – Uma explosão numa passagem subterrânea da estação central de Moscovo matou 13 pessoas e deixou dezenas de feridos. O atentado ocorreu em hora de ponta.

5 de Fevereiro de 2001 – Uma pequena bomba explodiu numa das estações de metropolitano mais movimentadas de Moscovo em plena hora de ponta o que resultou em nove feridos.19 de Outubro de 2002 – Uma bomba explodiu numa zona do sudoeste de Moscovo, matando uma pessoa e ferindo sete.

5 de Julho de 2003 – Duas bombistas suicidas mataram 15 pessoas quando se fizeram explodir num festival de rock que decorria ao ar livre no recinto de Tuchino. Sessenta pessoas ficaram feridas.9 de Dezembro de 2003 – Uma explosão na estação central de metropolitano de Moscovo matou seis pessoas.

6 de Fevereiro de 2004 – Uma forte explosão, aparentemente desencadeada por um bombista suicida, destruiu em plena manhã uma composição do metropolitano da cidade. Morreram 41 pessoas e ficaram feridas perto de 250.

31 de Agosto de 2004 – Um bombista suicida fez-se explodir na estação central de Moscovo, matando dez pessoas e deixando mais de 50 feridas.

21 de Agosto de 2006 – Uma bomba matou dez pessoas num mercado suburbano de Moscovo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.