Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Cristiano Ronaldo vale mais do que quatro selecções do Euro 2012

por A-24, em 01.06.12
Se o valor de mercado dos jogadores tivesse influência directa no rendimento desportivo das selecções durante o Euro 2012, Portugal estaria no pelotão da frente para conquistar o troféu. Para o quinto lugar que ocupa nesse ranking, muito contribuem os 90 milhões de euros em que está avaliado o passe de Cristiano Ronaldo, um jogador que, por si só, vale mais do que as selecções da Dinamarca, Polónia, Grécia ou República da Irlanda.
As contas são fáceis de fazer. De acordo com o site alemão transfermarkt, que traça uma estimativa do valor de mercado de cada atleta convocado para o Campeonato da Europa, a equipa comandada por Giovanni Trapattoni é a mais modesta da competição. A Irlanda, no seu conjunto, valerá 66,5 milhões de euros, com o médio Aiden McGeady a assumir-se como a jóia da coroa (9 milhões). Logo a seguir surgem a Grécia, de Fernando Santos (84), a anfitriã Polónia (85) e um dos adversários de Portugal no Grupo B, a Dinamarca (87 milhões).
Todas elas são ultrapassadas pelos 90 milhões de euros que valerão os direitos desportivos de Cristiano Ronaldo, o jogador mais valioso do torneio. O número 7 português encabeça uma lista que conta com quatro espanhóis no top 10, a começar por Andrés Iniesta (2.º, com 65 milhões), passando por Cesc Fàbregas (4.º, com 55), David Silva (6.º, com 46) e terminando em Gerard Piqué (10.º, com 38 milhões).
Este retrato espelha o poderio da selecção espanhola, actual campeã da Europa e do mundo. De resto, Espanha é, de longe, a equipa mais bem cotada da prova, com um lote de convocados avaliado em 658 milhões de euros, praticamente o dobro dos congéneres portugueses (338 milhões, que equivalem ao quinto lugar do ranking). Pelo meio surgem a Alemanha, em segundo, com 459 milhões (o goleador Mario Gómez contribuiu com 42), a Inglaterra, em terceiro, com 398 (o "peso" de Wayne Rooney nestas contas é de 65 milhões), e a França, em quarto, com 340 (Franck Ribéry dá um impulso de 42).
Nas escolhas de Paulo Bento, é Nani que surge a seguir a Ronaldo, quando o tema é valor de mercado. Ainda assim, o extremo do Manchester United, avaliado em 36 milhões de euros (o 13.º mais bem cotado do Euro 2012), surge bem distante da estrela do Real Madrid, clube que detém o terceiro e quarto jogadores mais valiosos da selecção portuguesa: Pepe (28) e Fábio Coentrão (24). João Moutinho fecha o top 5, com 23 milhões, e o lote de atletas acima das fasquia dos 20 milhões de euros.