Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

China: Inaugurada a maior linha de TGV do mundo

por A-24, em 27.12.12
A China inaugurou esta quarta-feira a linha ferroviária de alta velocidade mais extensa do mundo. Com mais de dois mil quilómetros, liga Pequim à cidade de Guangzhou, no Sul.
O primeiro comboio a percorrer a nova linha deixou a capital chinesa na manhã desta quarta-feira, dia em que se comemora o aniversário do líder chinês Mao Tsetung. A velocidade dos comboios será de 300 quilómetros/hora, inicialmente, o que leva a que uma viagem que antes demorava 22 horas se faça agora em apenas dez. 
Ao longo dos 2298 quilómetros de extensão da linha há 35 estações, e o Governo chinês tem um projecto para continuar a expandir a sua rede de linhas de alta velocidade por todo o país, construindo ao todo cerca de 16 mil quilómetros de linhas até 2015, diz o site Bloomberg. 
Este enorme investimento, e construção em ritmo acelerado, tem tido os seus percalços. No ano passado, 40 pessoas morreram num acidente com um comboio de alta velocidade perto da cidade de Wenzhou, no Leste do país. Esta linha tinha sido inaugurada dois anos antes, com grande fanfarra, no âmbito das comemorações dos 60 anos da Revolução Chinesa (1949-2009).

Abaixo: Top ten fastest trains in the world

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.