Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Bola de Ouro 2012: Cristiano Ronaldo, Messi e Iniesta são os 3 finalistas ao prémio de melhor jogador do Mundo

por A-24, em 29.11.12

O português Cristiano Ronaldo, o espanhol Andrés Iniesta e o argentino Lionel Messi são os três finalistas da Bola de Ouro 2012 da FIFA e "France Football". VM - Nenhuma surpresa em relação ao pódio final. 
Na nossa opinião, Iniesta não fez um europeu ao nível de Sérgio Ramos e Pirlo, mas depois de ter sido eleito o melhor jogador do torneio pela UEFA e mais tarde o melhor jogador da Europa era previsível que tivesse o mesmo reconhecimento por parte da FIFA, e claramente não fez uma época extraordinária no Barcelona (Ozil foi muito superior na La Liga). É na nossa opinião um dos 3 melhores jogadores do Mundo, em termos técnicos e tácticos até é superior a Messi e Ronaldo, perde na regularidade (as lesões tem condicionado a sua carreira), capacidade física (o português e o argentino, apesar de no caso da "Pulga" isso ser pouco valorizado, são 2 super-atletas) e finalização (é forte nesse campo, mas não apresenta os números dos rivais), mas a Bola de Ouro devia premiar o melhor de 2012. Nesse sentido, excluímos o espanhol desta corrida (desconfiamos é que a FIFA o faça, a UEFA já deu o mote quando o premiou em Setembro com a distinção de melhor da Europa e nesta fase parece claro que o organismo que tutela a modalidade quer evitar a bipolaridade Messi-Ronaldo e juntar mais alguns nomes à ribalta do futebol, nada melhor que dar o prémio ao espanhol...nos próximos anos certamente vai haver uma campanha brutal em relação a Neymar. Um pouco como acontece na NBA, as grandes organizações querem sempre que haja 4/5 referências e não se fale apenas de Kobe e Lebron).
Por falar em 2012. Voltamos a referir que por não conhecermos o critério é sempre complicado analisar este prémio. Se para a FIFA o que conta é apenas este ano (e não a época 2011-12), ignoramos tudo o que foi feito na 1ª metade da temporada passada? Mas não estará isso relacionado com o resto da época (o nº de golos, assistências, etc. Ou quando vamos eleger/nomear só devemos considerar os golos, assistências, exibições de 2012)? É que se a Bola de Ouro é de 2012 (como está rotulada) é justo que Messi, que só venceu em 2012 uma Taça do Rei, a conquiste?
Vamos por partes. Em 1º lugar, vamos acreditar que o prémio é mesmo só de 2012, e não de 2012 mais a última metade de 2011, pois assim já não seria o melhor jogador do Ano, mas sim o melhor jogador do último ano e meio. Em 2º lugar deixamos 3 critérios que deviam contar para este tipo de nomeações:
1º - A qualidade dos jogadores. E sim, por mais que custe, Messi é na nossa opinião o melhor jogador da actualidade, com Ronaldo em 2º lugar.
2º - A época individual dos jogadores. Messi foi o que melhor se exibiu em 2012 (o seu nº impressionante de golos fala por si), seguido de Ronaldo.
3º - O sucesso colectivo (factor que deve estar sempre associado a este tipo de prémios, e de facto é o que tem acontecido, menos em 2010). Ronaldo nesse campo, com a conquista da La Liga (competição onde foi o melhor jogador), Supertaça de Espanha (foi decisivo nos 2 jogos) e meias-finais do Europeu (boa competição, que deverá ser ainda mais valorizada por Portugal apresentar neste momento um elenco mediano) foi o mais forte no último ano. Por sua vez, Messi em 2012 só conquistou uma Taça do Rei, tendo tido um ano em termos colectivos não só inferior a CR7, como inclusive mais fraco que Casillas, Sérgio Ramos, Pirlo e Iniesta.
Por tudo isto, Ronaldo fez por merecer a Bola de Ouro 2012.
Ronaldo e Messi repetem as nomeações do ano passado, com Iniesta a substituir o seu colega do Barcelona e da seleção espanhola Xavi no trio nomeado.
A decisão será conhecida no dia 7 de Janeiro.

Visão de Mercado