Banco Alimentar ajuda pilotos da TAP, por Henrique Raposo
por A-24, em 09.07.12
Os pilotos da TAP, esses pobres coitados com um vencimento albanês de 8 mil e tal euros, preparam uma greve contra as políticas neofascistas do governo. Faz sentido, sim senhora: aqueles que estão nos escalões mais baixos do IRS devem fazer ouvir a sua voz neste tempo de tormenta neoliberal. Comovida com as dificuldades destes comandantes submetidos a uma precariedade laboral saída das vísceras de Hayek, a sociedade portuguesa activou de imediato a sua conhecida solidariedade social. Milhares de desempregados acorreram aos balcões da Segurança Social com o objectivo de doarem parte do seu subsídio aos oprimidos Majores Alvega da TAP. Esta reportagem pode garantir que se viveram momentos deveras comoventes nos guichet da Segurança Social de norte a sul do Continente, e quiçá Timor.
A onda de empatia não se ficou pela ajuda comovida de milhares de desempregados anónimos. Uma cadeia de supermercados conhecida pelo seu marketing de guerrilha lançou uma campanha de recolha de alimentos destinada a ajudar os mártires com 8000 mil euros de salários base. Ao longo dos corredores dos supermercados desta marca, podemos ver cartazes a dizer coisas como "compre três quilos de Camarão Tigre, e ajude os pilotos da TAP", "compre três garrafas de Cartuxa e/ou Barca Velha, e auxilie os carenciados da TAP" ou "50% deste Beluga será doado à comissão de apoio aos pilotos da TAP".
E, como seria de esperar, os tradicionais actores institucionais da solidariedade fizeram questão de marcar presença neste cordão humano em prol dos homens do joystick. Como sempre, a Caritas prepara uma doação operática de roupinhas. Para esse efeito, esta organização já contactou a Armani, que irá disponibilizar os excessos da colecção verão 2011, e a Prada, que irá calçar os pilotos da TAP a custo zero. O Banco Alimentar, por sua vez, prepara para o próximo fim-de-semana uma campanha de recolha de alimentos. Nos sacos plásticos já são visíveis as recomendações dos próprios pilotos para esta campanha tão especial: "azeite e arroz? Não, porque isso é brega. Carne? Se for bife do lombo. Na ausência de lagosta, comprar camarão e um pacotinho ou dois de caviar".