Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A-24

Arquivos por Categoria: argentina O Rumo da Argentina visto do Brasil 12/02/2013 – 12:47 Ricardo Campelo de Magalhães Escrevi esse artigo em agosto de 2009 para um jornal local, e ele continua atualizado. Esta última semana evidenciou-se a crise qu

por A-24, em 22.04.12

“Princípio da História” de Luciano Amaral (Diário Económico)

Nos anos 90 e princípio do século XXI, a Europa transbordava de optimismo. A vitória sobre o comunismo, o euro, a riqueza, a \u201csensibilidade social\u201d eram outros tantos sinais de uma superioridade que tinha por inequívoca. A Europa desse tempo era o fim da História. Nem sequer a América tinha lições para dar(\u2026). Toda a gente devia ser como a Europa.(\u2026)
Ouvir a retórica anti-colonial de Kirchner remete-nos para um tempo de que os europeus já não se lembravam. Pouco importa que Kirchner (de origem alemã e espanhola) e a própria Argentina sejam dos melhores exemplos do colonialismo europeu (que massacrou os verdadeiros argentinos originais, os índios de que lá há poucos vestígios actualmente). Importa que o nacionalismo da América do Sul não é apenas anti-americano, é também anti-europeu. E importa mais ainda que a Europa não sabe lidar com isto: porquê atacar quem só quer a paz, quem só quer um mundo de harmonia entre os povos?
Claro que estamos aqui de regresso a uma velha história argentina, a do peronismo, essa espécie de fascismo social e sindical que se afirmou contra os banqueiros, os fazendeiros e os ingleses (nem que fosse apoiando a Alemanha nazi). Cristina Kirchner não perde uma oportunidade para aparecer enquadrada com imagens de Evita Perón. Mas a Europa olha estupefacta. Noutros tempos talvez a Espanha enviasse uma expedição punitiva. Hoje, não consegue garantir um mínimo de protecção dos direitos de propriedade dos seus investidores ou uma condenação efectiva da Europa, essa entidade que pura e simplesmente não sabe o que fazer consigo própria.
Era o fim da História, não era? Afinal parece que está tudo apenas a começar.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.