Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

"Argo" vence Óscar máximo, numa noite com prémios para todos

por A-24, em 25.02.13


iOnline - "Argo" foi considerado o melhor filme pela academia norte-americana. O prémio foi entregue numa parceria entre Jack Nicholson e Michelle Obama, uma das supresas da noite. Ang Lee venceu o estatueta de melhor realizador pelo filme "A Vida de Pi".
O primeiro prémio da noite foi entregue a Christoph Waltz, que leva a estatueta de melhor actor secundário pela sua participação no filme "Django", de Quentin Tarantino. Anne Hathaway venceu o prémio de melhor actriz secundária com o seu papel em "Os Miseráveis". Ainda nas categorias de interpretação, Jennifer Lawrence foi considerada a melhor actriz em "Guia para um final feliz" eDaniel Day Lewis o melhor actor em "Lincoln".
"Django" ganhou ainda o óscar para melhor argumento original e "Argo" o prémio de melhor argumento adaptado.
Amour”, de Michael Haneke, venceu o óscar de melhor filme estrangeiro.

A curta-metragem de animação "Paperman" foi a vencedora e "Brave" ganhou a estatueta de melhor filme de animação.

"Curfew", de Shawn Christensen, venceu o óscar de melhor curta-metragem e "Inocente" o de melhor documentário em curta-metragem. "Searching for Sugar Man", que conta a história de Rodriguez, músico folk da década de 60, foi considerado o melhor documentário.

O prémio de melhor guarda-roupa foi entregue a Jacqueline Durran, pelo filme "Anna Karenina". Já o óscar de melhor caracterização foi para "Os Miseráveis". O prémio foi recebido por Lisa Westcott e Julie Dartnell.
A "Vida de Pi" ganhou duas categorias técnicas: melhores efeitos especiais e melhor fotografia. Na categoria de melhor montagem de som, há um empate: ganham Skyfall e 00:30 A Hora Negra.
A apresentação deste ano está a cargo do realizador, argumentista e actor Seth MacFarlane, que não desiludiu com o humor negro que o caracteriza.
A cerimónia contou já com uma performance de Charlize Theron e Channing Tatum e um momento musical que o apresentador partilhou com Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt. Shirley Bassey cantou a música "Goldfinger", numa homenagem aos 50 anos dos filmes de James Bond.

Com uma cerimónia dedicada aos musicais, o elenco d' "Os Miseráveis" esteve em palco, assim como os anteriores vencedores "Chicago" e "Dreamgirls".