Alemanha outra vez campeã
por A-24, em 10.06.12
“A Alemanha já é campeã da Europa … face à eficiência económica da sua primeira divisão”, declara Les Echos, que comenta os resultados do estudo anual realizado pela filial britânica da Deloitte sobre a economia do futebol na Europa.
A quatro dias do início do Euro 2012 em Varsóvia, na Polónia, na próxima sexta-feira, o diário económico apresenta as razões para a boa saúde da Bundesliga:
O campeonato alemão, que preparou o seu poderio económico com os grandes estádios e que é, desde meados dos anos 2000, o primeiro na Europa em termos de afluência (mais de 42 mil espetadores em média por estádio em 2010-2011), dá igualmente provas de um controlo notável da sua massa salarial. Esta representa, em média, 53% das receitas, em comparação com os 75% em Itália e em França, os 70% em Inglaterra e os 58% em Espanha.
A empresa Deloitte descreve as finanças da Bundesliga como a exceção dos campeonatos europeus por causa dos grandes desequilíbrios e, em especial, da Primeira Liga inglesa, “cujos prejuízos antes de impostos acumulados, marginalmente reduzidos para 380 milhões de libras em 2010-2011, carecem sempre de uma atenção urgente”.
PressEurope