"A pizza e o cabo" - Uma opinião sobre o excesso de canais inúteis na TV Cabo
por A-24, em 14.07.12
Uma coisa que é interessante quando se vai a uma pizzaria é a possibilidade de nós, clientes, fazermos a nossa própria pizza. Sem termos de meter a mão na massa, entenda-se: indicamos a base que queremos, os ingredientes desejados para compor a coisa, e poucos minutos mais tarde temos à nossa frente uma pizza feita exactamente como nós queremos, prontinha a saborear.
Nunca percebi o que impede os contratos de televisão por cabo de funcionar da mesma forma.
A coisa roça o disparate: os pacotes de canais pré-definidos pelas operadoras podem ser úteis, e terão a sua lógica, mas existe algum motivo técnico para não ser disponibilizado um serviço "à medida"? Actualmente, o serviço do qual sou cliente oferece-me setenta canais, dos quais me interessam apenas quinze - mas há alguns que me interessam e aos quais não tenho acesso apenas e só por estarem "fora do pacote". O resto pode ser muito interessante para outras pessoas, mas para mim são lixo que estou a pagar sem qualquer interesse, quando a coisa podia ser muito simplificada. Vejamos:
Generalistas/Notícias: RTP2, SIC Notícias, RTP Notícias, BBC
Filmes: Hollywood, MGM, TCM, Fox Movies
Séries: AXN, AXN Black, SyFy, Fox, Fox Crime, FX
Documentários: História, Discovery, Odisseia, National Geographic, NatGeoWild
Outros: iConcert
Filmes: Hollywood, MGM, TCM, Fox Movies
Séries: AXN, AXN Black, SyFy, Fox, Fox Crime, FX
Documentários: História, Discovery, Odisseia, National Geographic, NatGeoWild
Outros: iConcert
E era isto: 20 canais que, com toda a certeza, acompanharia com um mínimo de regularidade. Sem necessitar dos nossos canais generalistas, desportivos, de desenhos animados ou de música (excepto o iConcert, que passa concertos interessantes; o resto é de fugir). Eu não preciso de 70 canais. Não preciso de canais HD, que a minha televisão é de outros tempos (e é algo enganador os canais HD serem considerados individualmente quando são apenas versões de alta definição de outros canais disponibilizados). Não preciso do Fashion TV, do Fuel, do Panda, do canal do Manchester United, da RTP1 ou da SIC Mulher. Mas interessa-me muito ter a Fox e o NatGeoWild sem ser necessário comprar dois pacotes, que apenas me fazem ficar com mais uma carrada de canais que não me interessam.
Garanto que o primeiro operador de internet e televisão por cabo que fizer um serviço destes - exactamente assim - ter-me-á como cliente.
Por João Campos, in Delito de Opinião