Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Sai mais um califado

por A-24, em 01.09.14
A Batalha

O líder do grupo terrorista nigeriano Boko Haram, Abubakar Shekau, proclama o nascimento do califado na localidade de Gwoza, localizada no Nordeste da Nigéria, no estado de Borno. “Graças a alá, os nossos irmãos alcançaram a vitória em Gwoza, que a partir deste momento faz parte do califado islâmico.” A declaração com a duração de mais de uma hora, foi transmitida em vídeo e constitui o primeiro passo na concretização do objectivo de implantar a lei e o estado islâmico na Nigéria. Cerca de 100 pessoas, entre os quais 35 polícias, desapareceram. Em jeito de aviso às autoridades nigerianas, Abubabar Shekau informou que os islamitas resistirão a qualquer tentativa que seja feita no sentido de os desalojar das zonas ocupadas.
O grupo terrorista Boko Haram tem intensificado durante o último ano as suas acções na zona Norte do país, de maioria muçulmana. Perante a manifesta incompetênca e impotência das forças militares da Nigéria, nas últimas semanas conquistaram vários territórios, incluíndo alguns perto da fronteira com os Camarões, assassinando quem se constitui como ameaça, matando para servir de exemplo.
No vizinho Chade, militares resgataram ao grupo terrorista islâmica 85 aldeões nigerianos que haviam sido raptados das suas localidades. De acordo com as informações dadas pelos militares chadianos, durante uma inspecção de rotina, foram detidos dois autocarros repletos de reféns e de homens armados. Segundo os reféns, os terroristas terão assassinado, pelo menos, 28 pessoas e feriram muitas outras antes de levarem os reféns em direcção ao Chade.
Entretanto, o Presidente de França, François Hollande, sublinhou a necessidade de organizar uma cimeira de âmbito internacional para que se analisem as formas para combater o avanço do grupos jihadistas. François Hollande defende “uma estratégia global” para lutar contra o terrorismo.