Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A-24

Diretor do FMI é formalmente acusado de abuso sexual nos EUA

por A-24, em 16.05.11
Vítima seria funcionária de um luxuoso hotel em Manhattan.
Dominique Strauss-Kahn foi preso em avião com destino a Paris.
O Diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, foi formalmente acusado de agressão sexual e tentativa de estupro a uma empregada de um hotel em Nova York, de acordo o porta-voz da polícia nova-iorquina, Paul Browne.
Strauss-Kahn deve ser levado a um juiz estadual ainda neste domingo (15), segundo Browne. O advogado do francês, Benjamin Brafman, disse em um email à agência de notícias Reuters, que seu cliente “vai alegar inocência” perante o juíz e promotores.
Strauss-Kahn foi preso neste sábado (14) dentro de um avião momentos antes da decolagem do voo para Paris. O porta-voz da polícia disse que a mulher que apresentou a denúncia contra Strauss-Kahn é uma camareira de 32 anos, que fugiu do quarto após o incidente.
De acordo com a polícia, o fato ocorreu no luxuoso hotel Sofitel, perto de Times Square. Strauss-Kahn, um possível candidato socialista nas eleições presidenciais francesas de abril próximo, deixou o hotel após o ocorrido.
“O Departamento de Polícia de Nova York percebeu que ele havia fugido, ele tinha deixado para trás seu telefone celular”, disse Browne. "Soubemos que ele estava em um avião da Air France. Prenderam o avião e ele foi retirado e agora está sendo mantido sob custódia da polícia para interrogatório."
Casado com uma jornalista de televisão, Strauss-Kahn já havia se envolvido em escândalos de natureza sexual anteriormente e, em 2008, foi acusado de ter mantido uma relação com uma de suas subordinadas no FMI.

Biografia
Dominique Strauss-Kahn assumiu o posto de diretor-gerente do FMI – sendo o décimo a ocupar o cargo – em 1º de novembro de 2007.
Antes de assumir o cargo no FMI, Strauss-Kahn foi membro da Assembléia Nacional Francesa e professor de Economia do Institut d'Etudes Politiques de Paris. Também atuou como professor visitante na Universidade de Stanford e foi conselheiro pessoal do secretário-geral da OCDE.
O diretor-gerente do FMI ocupou o cargo de ministro da Economia, Finanças e Indústria da França de junho de 1997 a novembro de 1999.
Strauss-Kahn é doutor em Economia pela Universidade de Paris. Ele também se formou em Direito, Administração de Empresas, Ciências Políticas e Estatística.
O executivo nasceu no dia 25 de abril de 1949, em Neuilly-sur-Seine, na França e passou os primeiros anos de vida no Marrocos.
(*) Com informações da Reuters, France Presse e EFE.
Globo